Prefeitura de Curitiba e Comitê Paralímpico Brasileiro promovem evento pioneiro de talentos esportivos

A Universidade UniBrasil foi palco da primeira “seletiva” de talentos paralímpicos e encaminhamento de pessoas com deficiência. A iniciativa, inédita no país, foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e ocorreu entre quarta-feira (24/5) e sexta-feira (26/5).

Durante o evento, cerca de 250 crianças, adolescentes e adultos tiveram a oportunidade de conhecer diversos esportes e alguns participantes foram encaminhados para o Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, localizado no Centro de Esporte e Lazer Xaxim João Derosso (Ana Aparecida Lopos Canet, 04 – Xaxim) e no Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas (R. Ninton João Marchesini, 49 – Cajuru).

Professores e técnicos da Smelj observaram o potencial dos participantes, analisaram a capacidade motora e intelectual para direcionar as pessoas com deficiência às atividades oferecidas pela secretaria, de acordo com suas possibilidades.

“Esse evento foi inédito no Brasil. Nosso objetivo foi dar oportunidade para pessoas com deficiência conhecerem um esporte e estimulá-las a praticá-los. É nesses momentos que proporcionamos novas experiências para essas crianças e adolescentes”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

Bocha

Isabel Moraes, de 16 anos, que tem Síndrome de Down, adorou a bocha. Aluna da Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, ela afirmou que mal pode esperar para voltar a jogar. “Foi muito legal. Aprendi várias modalidades novas e gostei bastante da bocha. Quero voltar e jogar mais”, disse Isabel.

Benjamin Paes, de 12 anos, que possui deficiência intelectual, não parou um segundo sequer e adorou jogar basquete. “Gostei de tudo aqui, mas o basquete é muito legal. Vou jogar todos os dias”, afirmou o aluno do Colégio Estadual Amyntas de Barros.

Na quarta-feira (24), foram convidadas pessoas com deficiência física. Pessoas com transtorno do espectro autista participaram na quinta-feira (25), enquanto na sexta-feira (26) foram avaliadas pessoas com deficiência intelectual e física.

Experiência única

Segundo Márcia Walter, coordenadora da seletiva e professora da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a seletiva, além de identificar futuros talentos, serviu para proporcionar às crianças e adolescentes uma experiência única.

“Foi sensacional poder conhecer e oferecer novas experiências a cada um dos meninos e meninas que vieram até aqui. Nós esperamos que o esporte transforme a vida de cada um deles e lhes traga muitas alegrias”, disse a professora.

Modalidades paradesportivas

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, já oferece gratuitamente várias modalidades paradesportivas, como bocha, tênis, basquete em cadeira de rodas e parabadminton.

As atividades são realizadas no Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, inaugurado no ano passado pelo prefeito Rafael Greca. O espaço está localizado no Centro de Esporte e Lazer Xaxim – João Derosso (Ana Aparecida Lopos Canet, 04 – Xaxim) e também no Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas (R. Ninton João Marchesini, 49 – Cajuru).

Além da iniciação esportiva, o Centro Paralímpico Brasileiro também é utilizado para treinamentos de alto rendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *