Prefeitura vai aos condomínios ensinar sobre separação de resíduos

Depois do retorno da campanha da Família Folhas, trazendo mensagens de sustentabilidade e aumentando a qualidade da separação de recicláveis na capital, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente reativou, nas últimas semanas, o trabalho de sensibilização ambiental em condomínios da cidade, após uma pausa causada pelo período mais grave da pandemia da covid-19.

A atividade da gerência de Educação Ambiental conta com palestras, conversas porta a porta e distribuição de materiais educativos e que facilitam a separação dos resíduos. “A linguagem também é a da Família Folhas”, lembra a gerente Leila Maria Zem. “Contamos com a parceria da Secretaria da Comunicação Social para garantir a unidade da nossa mensagem”, completa.

A abordagem já vem dando bons frutos. O retorno aconteceu pelo condomínio Iguaçu II, no bairro Ganchinho, que já é considerado um exemplo quando o assunto é separação. Os mais de 1,3  mil moradores do local ouviram as orientações e receberam os materiais que incluem adesivos de identificação das lixeiras e cartilhas.

A síndica Zurene Pacheco conta que a separação do condomínio é boa, mas ainda há espaço para melhora, em especial, dos resíduos que vêm dos apartamentos. “Temos que cuidar da nossa casa e as perspectivas, com as ações da Prefeitura por aqui, são as melhores”, diz.

Entre os bons exemplos do condomínio estão o da atendente Lindamir Albini, que além de fazer a separação dos recicláveis, faz a sua parte no aproveitamento integral de alimentos. “Uso talos de couve-flor e brócolis em receitas, não deixo ir para o lixo”, reforça. “Mas sempre tem algo a mais pra gente aprender”, completa.

A atitude é a mesma da dona de casa Gracilene de Brito. “Já separo vidro, plástico, lixo comum e óleo, mas acho importante sempre receber essas informações”, comenta.

Além das conversas para transformar a rotina de separação no condomínio, os moradores podem ver as mudanças na paisagem. Isso porque o trabalho inclui o plantio de mudas de árvores e flores, vindas dos hortos municipais da Barreirinha e do Guabirotuba. Mais de 80 árvores nativas já foram plantadas.

“Sei que, além de exemplo na entrega de recicláveis, ainda vamos ser o condomínio mais florido da Regional Bairro Novo”, comemora Zurene. Quem anda por lá, já vê os cartazes com os personagens da Família Folhas, a identificação das lixeiras e o selo de Condomínio Sustentável.

Como funciona

A bióloga responsável pelo programa, Patricia Raksa, diz que a equipe está feliz com a retomada e que o objetivo é sensibilizar para a separação e encaminhamento dos resíduos para os locais corretos – coletas e ecopontos. “A partir das conversas com os moradores, identificamos as principais dificuldades e demandas e oferecemos ajuda e orientação. Tudo começa dentro de casa”, explica.

Quem quiser a visita das equipes em seu condomínio pode solicitar agendamento pelo telefone 3350-9289 ou e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *