Darci Piana destaca parceria com a iniciativa privada e atração de novos investimentos
O governador em exercício, Darci Piana, destacou a parceria com a iniciativa privada e o licenciamento de quase R$ 100 bilhões para instalação de novos investimentos para Paraná. O montante foi ressaltado nesta segunda-feira (21), durante solenidade em que Piana foi homenageado com a Ordem Nacional do Mérito Comercial, no grau de Grã-Cruz, honraria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A cerimônia foi realizada no Palácio Garibaldi, em Curitiba.
“Minha missão no Governo do Estado é substituir o governador quando necessário, e a principal é fazer os empresários se aproximarem do Governo. Isso é fruto desse trabalho, com o objetivo de gerar emprego, renda e riquezas para os paranaenses”, destacou Piana.
Entre os anúncios mais recentes estão a retomada da fabricação da Audi em São José dos Pinhais; investimentos da Klabin em obras de infraestrutura; novo acordo com a DAF em Ponta Grossa; e a construção do novo empreendimento da Unium, também nos Campos Gerais.
A Ordem Nacional do Mérito Comercial tem como objetivo reconhecer publicamente aqueles que, em suas áreas de atuação ou fora delas, estejam passíveis de homenagem por parte do setor empresarial de comércio de bens, serviços e turismo, representados pela entidade, a CNC.
“A CNC me honrou com esse título nacional e eu fico muito feliz. Uma homenagem é sempre importante na vida da gente. Hoje estou emprestando meu conhecimento ao Governo do Estado, aproximando os empresários do Governo e isso tem dado certo. Essa aproximação tem trazido investimentos maciços para o Estado”, afirmou Darci Piana. “Quero fazer jus a essa comenda, continuar trabalhando, fazendo o meu papel, e ajudando o Paraná”, enfatizou.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que entregou a insígnia para Piana e destacou sua atuação no segmento empresarial. “Piana presta serviços relevantes para o setor de comércios e serviços, em nível local e nacional, e hoje empresta seu talento em benefício do Estado do Paraná”, declarou.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, disse que o reconhecimento é merecido, e enfatizou as ações de Piana no Estado e na Capital. “O Piana tem sido um parceiro de Curitiba. Gosto de citar sempre dois atos históricos que ele fez pela cidade: através da liderança dele, houve a revitalização completa do Paço Municipal, e depois, o Belvedere, que era um prédio abandonado e foi totalmente revitalizado, mostrando o cuidado com a cidade onde vive”, afirmou.
SOBRE A ORDEM — A Ordem Nacional do Mérito Comercial é conferida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que sejam reconhecidas pelo Conselho da Ordem Nacional do Mérito Comercial, que deve formalizar uma indicação, e o presidente da confederação, que deve acatá-la ou não. Este conselho é constituído pelo presidente da entidade e pelo vice-presidente administrativo, denominados de Grão-Mestre e Chanceler da Ordem.
A Ordem foi instituída pela resolução CNC Nº. 090/1975 e atualizada pela resolução CNC n°. 438/2011, em 14 de julho de 2011, no Estado do Rio de Janeiro, e foi constituída em seis graus, sendo o Grande Colar de exclusiva outorga ao presidente da República; e a Grã-Cruz — recebida por Darci Piana — destinada a vice-presidentes, senadores, deputados federais, membros do Supremo Tribunal Federal; ministros e governadores de Estado, embaixadores, entre outras personalidades de hierarquia equivalente.
Há também o grau de Grande Oficial, que pode ser outorgado a ministros estrangeiros, presidentes de assembleias legislativas, entre outros; Comendador, para secretários de governos, conselheiros de embaixadas, etc; Oficial, para promotores, juízes, professores universitários, escritores, além de outros cargos; e por fim, Cavaleiro, para oficiais das Forças Armadas, artistas, funcionários públicos, secretários de embaixadas, além de outras posições de hierarquia semelhante.
PRESENÇAS — Estiveram presentes na solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Administração e da Previdência, Marcel Henrique Micheletto; do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; e de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; a deputada federal Luísa Canziani; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Paulo Roberto da Costa, Maria Victoria e Nelson Justus.
Estiveram presentes, ainda, os presidentes do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza; da Ocepar, José Roberto Ricken; da Cohapar, Jorge Luiz Lange; da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Japão, Arata Hara; da Fecomércio em exercício, Ari Faria Bittencourt; da ACP, Camilo Turmina; da Sanepar, Claudio Stabile; da Faciap, Fernando Moraes; da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Francesco Pallaro; da Fecep, Leocides Fornazza; da Fetaep, Marcos Junior Brambilla; da Jucepar, Marcos Sebastião Rigoni; da Fetranspar, Sérgio Luiz Malucelli, e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Wellington Emanuel Coimbra de Moura.
Os diretores da Invest Paraná, José Eduardo Bekin; da Fecomércio, Ciro Conte Tioqueta; da Ceasa, Eder Eduardo Bublitz; do Sesc Paraná, Emerson Sextos; do BRDE, Luiz Carlos Borges; o procurador de Justiça do Ministério Público, Gilberto Giacóia; o desembargador federal João Pedro Gebran Neto; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada; o superintendente da Fecomércio, Eduardo Luiz Gabardo; o comandante do Cindacta 2, coronel-aviador Jano Ferreira dos Santos; também estiveram presentes, além de outras autoridades.