Portos do Paraná coordena ação de educação ambiental sobre lixo em Paranaguá

A Portos do Paraná começou nesta quarta-feira (24) uma ação que visa conscientizar a população de Paranaguá em relação aos dias e rotas da coleta seletiva e como realizar corretamente o descarte do lixo reciclável. A iniciativa contou com a participação da CIA Ambiental, Prefeitura de Paranaguá e Associação dos Catadores de Material Reciclável de Vila Santa Maria (Assepar).

Foram envolvidas cerca de 20 pessoas e a atividade teve início na Vila Itiberê, próximo ao Aeroparque, um dos principais locais de lazer da cidade do litoral paranaense. A estratégia para contemplar o maior número de residências foi de visita porta a porta, com abordagem aos moradores e distribuição de panfletos explicativos.

Segundo Jaqueline Dittrich, bióloga da Portos do Paraná, a ideia é orientar as pessoas a separar de forma correta o material reciclável, para que entendam realmente o que pode ser enviado para a associação. “Vem muito material misturado, que não conseguem aproveitar, e acaba não gerando renda para eles. Nossa intenção é realizar essa atividade no maior número de lugares possível para fomentar melhor o assunto segregação dos resíduos aqui na cidade”, diz a bióloga.

O secretário municipal do Meio Ambiente de Paranaguá, Vinícius Yugi Higashi, também salientou a necessidade de aumentar a segregação dos resíduos na origem. “Os resíduos são dispostos de maneira inadequada, em horários e dias que não passa a coleta de reciclados; ou colocam na hora certa, mas misturado, e isso dificulta muito o trabalho das famílias que trabalham na Assepar”, explica.

Sueli Regina Bruning, presidente da Assepar, comemora a ação realizada em parceria com a Portos do Paraná para divulgação e conscientização. “Esse é um trabalho de formiguinha, porta a porta, falando sobre a Assepar, separação do lixo, horários da coleta, da dificuldade que temos no serviço de separar o lixo orgânico do reciclável. É gratificante participar dessa ação de educação ambiental”, diz.

A associação foi fundada em 2006 em Paranaguá por um grupo de 22 famílias que dependem da renda gerada pela separação dos materiais recicláveis. O contato é feito por aplicativo de mensagens: (41) 99752 2083.

ORIENTAÇÃO – A orientação é para que os moradores da cidade deixem seus recicláveis em frente de casa nas primeiras horas da manhã (das 7h às 9h).

LICENCIAMENTO – A ação contempla o Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná, como compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Confira a coleta em Paranaguá por bairros:

Segunda-feira – Alvorada, Bockman, Raia, Palmital, Estradinha, Campo Grande, Jardim Paranaguá, Jardim Ouro Fino, Jardim Jacarandá, Porto Seguro, Parque Agari, Casa da Família, Jardim Samambaia e Labra.

Terça-feira – Vila Horizonte, Vila Itiberê, Correia Velho, Eldorado, Aeroporto, Parque São João, Jardim América, Jardim Guaratuba, Divinéia.

Quarta-feira – Beira Rio, Vila Portuária, Vila Alboit, Vila Guadalupe, Vila Becker, Rocio, Industrial, Alvorada, Bockman, Raia, Palmital, Estradinha, Campo Grande, Jardim Paranaguá, Jardim Ouro Fino, Jardim Jacarandá, Porto Seguro.

Quinta-feira – Alexandra, Porto dos Padres, Santos Dumont, Vila São Vicente.

Sexta-feira – Beira Rio, Vila Guarani, Vila Portuária, Vila Alboit, Vila Guadalupe, Vila Becker, Rocio, Industrial, Jardim Yamaguchi, Vila Comerciários, 29 de julho, João Gualberto. Costeira e Oceania.

Sábado – Vila Horizonte, Vila Itiberê, Correia Velho, Eldorado, Aeroporto, Parque São João, Jardim América e Divinéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *