Paraná conquista 21 medalhas no campeonato brasileiro de atletismo master
A delegação paranaense conquistou 21 medalhas no XX Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, disputado no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA), em Cascavel (Oeste do Estado), de sexta-feira a domingo (08 a 10). Com 220 inscritos de 15 estados e do Distrito Federal, a competição reuniu mais de 20 modalidades, para o feminino e o masculino. O Paraná ficou em terceiro lugar geral no feminino, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. No masculino conquistou a segunda posição geral, com São Paulo em primeiro lugar.
A competição foi realizada pela Associação Paranaense de Atletismo Master, com supervisão da Associação Brasileira de Atletismo Master e apoio do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, da Prefeitura de Cascavel e da Federação de Atletismo do Paraná (FAP).
Na categoria feminina, as atletas do Paraná conquistaram duas medalhas de prata e quatro de bronze. Já na categoria masculina, foram 15 medalhas: quatro de ouro, sete de prata e quatro de bronze. Representando o Paraná, o atleta mais idoso foi Emídio Alessandrini. Nascido em 1940, disputou a prova de 100 metros com 80 anos e consquistou 13 pontos para equipe masculina do Paraná.
CNTA – O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel foi inaugurado em fevereiro deste ano. Com o Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, o local recebeu seu primeiro grande evento nacional após a paralisação das atividades esportivas por conta da pandemia.
Com um investimento total de R$ 21.392.968,10, sendo 70% do montante proveniente do governo federal e 30% do Governo do Estado, a instalação tem uma área de terreno de 86.211,69 metros quadrados e área construída de 8 mil metros quadrados, contendo guarita, alojamento, arquibancada, pista de aquecimento coberta, área de fisioterapia e pista de padrão internacional, de acordo com normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Confira as conquistas dos atletas do Paraná no Atletismo Master:
FEMININO
Prova: 1500 metros
Medalha de bronze para ivonete Dias
Prova: 5000 metros
Medalha de prata para Ivonete Dias.
Prova: 10000 metros
Medalha de prata para ivonete Dias.
Prova: 100/80 metros com barreiras
Medalha de bronze para Lucirda Aparecida Mathias
Prova: revezamento 4 x 100 metros
Medalha de bronze para equipe Vilma Lucia de Oliveira Costa, Lucirda Aparecida Mathias, Nair Akemi Wakamatsu e Maria Rostirolla.
Prova: revezamento 4 x 400 metros
Medalha de bronze para equipe Vilma Lucia de Oliveira Costa, Nair Akemi Wakamatsu , Maria Rostirolla, Ivonete Dias.
MASCULINO
Prova: 100 metros
Medalha de prata para Rogers Figueiredo Claro
Prova: 200 metros
Medalha de prata para Rogers Figueiredo Claro
Prova: 400 metros
Medalha de prata para Rogers Figueiredo Claro
Medalha de bronze para Acácio Nicola
Prova: 800 metros
Medalha de prata para Acácio Nicola
Prova: 1000 metros
Medalha de prata para Jocilei de Macedo
Prova: 1500 metros
Medalha de ouro para Allan Diego Silva Aguiar
Medalha de bronze para Acácio Nicola
Prova: 2000/3000 m com obstáculos
Medalha de ouro para Allan Diego Silva Aguiar
Prova: Salto em Altura
Medalha de ouro para Arthur Vinicius Souza Damas
Prova: Salto em distância
Medalha de prata para Arthur Vinicius Souza Damas
Prova: Salto triplo
Medalha de ouro para Arthur Vinicius Souza Damas
Medalha de prata para Eric Prendin
Prova: 4×100
Medalha de bronze para a equipe: Artur Vinicius Souza Damas, Acácio Nicola, Emerson Gimenes Bernardo da Silva, Rogers Figueiredo Claro
Prova: 4×400
Medalha de bronze para a equipe: Emerson Gimenes Bernardo da Silva, Edimirty Erbusto Pereira, Luís Cláudio de Freitas, Acácio Nicola