SJP: Saúde intensifica campanha de prevenção para o Carnaval

As festas de Carnaval estão se aproximando e, tradicionalmente nesta data, a campanha de prevenção sobre o uso do preservativo se intensifica. Em São José dos Pinhais as ações são promovidas principalmente pelo Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes) da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os técnicos da unidade, as pessoas precisam se prevenir o ano todo, principalmente durante Carnaval, que é um período conhecido por sua alegria e também pelo aumento das relações sexuais desprotegidas. O abuso de álcool e drogas pode fazer com que as pessoas tenham comportamentos de riscos e fiquem mais vulneráveis as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Entre as principais DST estão o HIV, HPV, sífilis, hepatites, tricomoníase, clamídia, gonorreia e herpes genital.

Os profissionais do Nutes enfatiam ainda que o uso da camisinha ainda é o método de prevenção mais eficaz, de fácil uso e disponível gratuitamente na rede de saúde do município.  Estudiosos apontam que o Brasil vive atualmente um reaparecimento da sífilis e uma possível reemergência da epidemia do HIV.

Educação e Prevenção

O Nutes enfatiza que a população mais jovem, principalmente aquela nascida a partir dos anos 90, e que iniciou na prática sexual quando o impacto da medicação antirretroviral já era visível, está se prevenindo menos. Deste modo as novas gerações estão iniciando sua vida sexual mais cedo, com maior número de parceiros e utilizando com menor frequência o preservativo.

Soropositivos

O preservativo também deve ser utilizado para quem é portador do vírus do HIV, porque além de prevenir a transmissão de outras DST que prejudicam ainda mais o sistema imunológico, previne a reinfecção pelo vírus causador da AIDS.

Hepatites

O vírus da hepatite B também é considerado uma DST e na maioria dos casos não apresenta sintomas. O vírus é 100 vezes mais infectivo que o HIV e 10 vezes mais que o vírus da hepatite C . Já a transmissão do vírus da hepatite C se dá mais comumente no compartilhamento de instrumentos de drogas (cachimbos, canudos, agulhas), transfusão sanguínea, na relação sexual anal, utensílios de colocação de piercing e confecção de tatuagens. A prevenção da hepatite B, além do uso do preservativo, pode ser realizada através da vacina contra hepatite B oferecida nas UBS em três doses.

As hepatites podem ficar até 20 anos sem manifestar qualquer tipo de sintoma, porém quando descoberta as complicações como ascite (acumulo de água no abdômen), hemorragias digestivas, cirrose e câncer hepático já podem estar presentes.

São José dos Pinhais e as DST

Segundo o boletim epidemiológico de HIV/Aids de São José dos Pinhais 2015, o Nutes tem registrado em média 80 casos novos de HIV por ano. Quanto às hepatites virais, desde o ano de 2007 até 2016* (*dados preliminares), foram notificados 335 pessoas portadoras do vírus B e 393 com o vírus C.

Teste rápido

A testagem para o HIV/hepatites e sífilis pode ser realizada tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto no Nutes. Tanto as UBSs quanto o Nutes também dispõem de camisinhas masculinas e femininas para distribuição gratuita à população.

O Programa Municipal de DST/HIV/Hepatites Virais, vinculado ao Nutes, oferece o teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O resultado fica pronto em até 30 minutos, é gratuito e sigiloso. Não é necessário o encaminhamento médico para realizar o teste rápido.