Curitiba vai eleger Conselho Municipal de Cultura nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (24/5), Curitiba elegerá os novos membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2017-2019. Os procedimentos destinados à eleição de candidatos da sociedade civil e da comunidade artística para a formação do conselho estão nos editais 019/2017 e 020/2017, no site da Fundação Cultural (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/editais/)
O conselho participa da elaboração e fiscalização das políticas públicas de cultura e é constituído por 25 titulares e 25 suplentes. Nove vagas para titulares e nove para suplentes são reservadas para os representantes da sociedade civil organizada. Para a comunidade artística e cultural são oito vagas para titulares e oito para suplentes. Os demais representantes são indicados pelo Poder Executivo e pela Câmara Municipal de Curitiba.
Cada Regional Administrativa de Curitiba elegerá um titular e um suplente. Qualquer pessoa, com idade mínima de 16 anos, pode participar como eleitora. Basta apresentar, no dia da eleição, na Regional onde reside, a carteira de identidade e o título de eleitor.
Comunidade artística
Somente as entidades habilitadas poderão votar, através dos seus representantes legais. Não serão aceitos votos por procuração. Na área de Música está inscrita a Associação de Hip Hop e Movimentos Periféricos (Ahhemp).
Pelo Folclore, Artesanato, Cultura Popular e demais Culturas Tradicionais têm direito a voto a Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintenpar), o Grupo Folclórico Anima Dantis, o Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura.
Na área de Artes Cênicas têm direito a voto o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo de Diversões no Estado do Paraná (Sated). Pela Literatura vota o Centro de Letras do Paraná.
Pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural estão habilitados a Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural em Curitiba e o Círculo de Estudos Bandeirantes.
As Artes Visuais tem como representante a Associação para o Design do Paraná (Prodesign), a Associação de Hip Hop e Movimentos de Periféricos (Ahhemp), o Centro Brasil Design, Clube de Criação do Paraná e Design Inovação e Arte (DIA). Na área de Audiovisual tem direito a voto a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec).
A votação para representantes da classe artística será na sede da União Paranaense dos Estudantes (UPE), na Rua João Manoel, 142, esquina com a Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no Bairro São Francisco.
Concluída a votação, será imediatamente iniciado o processo de apuração, na presença dos candidatos e representantes legais das entidades eleitoras. O candidato melhor votado em cada área será indicado como Conselheiro e o segundo mais votado, como Conselheiro Suplente.