Posto de Informação ao Turista da Rodoviária faz um ano
O Posto de Informação ao Turista (PIT) da Rodoferroviária está completando um ano. Inaugurado em junho do ano passado, o posto se tornou uma referência para os turistas que chegam ou partem da cidade de ônibus. Neste ano, foram 17.618 informações prestadas em 15.358 atendimentos realizados. O posto foi usado em sua maioria por turistas brasileiros, que correspondem a 95% do total.
A técnica em Turismo Jéssica Elisa da Rosa trabalha no posto desde o início das atividades e identifica que o turista brasileiro chega à cidade com um roteiro mais aberto. “Os estrangeiros, geralmente, já têm uma noção do querem conhecer e buscam apenas informações complementares ao trajeto”, explica.
Dentre os estrangeiros, os argentinos foram maioria, seguidos pelos alemães e os franceses. “O perfil dos europeus é de turismo estilo ‘mochilão’, já os latino-americanos costumam viajar com a família”, conta Jessica.
O posto geralmente fica mais movimentado às vésperas de feriado, quando os turistas começam a chegar, afirma. O inverno também é um atrativo, sobretudo para os visitantes das regiões mais quentes do Brasil. “Nessa época recebemos visitantes do Norte e Nordeste e muitos deles perguntam sobre o passeio de trem para Morretes e sobre o bairro de Santa Felicidade.”
Mais buscados
O item mais buscado no Posto é o Mapa Turístico da cidade, com 2.629 pedidos. O mapa foi lançado em 11 de fevereiro deste ano, atendendo uma demanda de turistas e dos empresários do turismo da capital.
A Linha Turismo e os atrativos da cidade tiveram, respectivamente, 1.752 e 1.002 solicitações.
Posto de Informação ao Turista da Rodoferroviária
No Posto é possível encontrar o Mapa Turístico da cidade, além dos diversos roteiros impressos. Roteiros e guias de passeios por agências particulares também estão disponíveis no local. O Posto de Informação ao Turista da Rodoferroviária fica aberto todos os dias, das 9h às 18h