Dia do Farmacêutico: Prefeitura parabeniza todos os profissionais de São José dos Pinhais
A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais parabeniza todos os profissionais farmacêuticos do município. Anualmente, são fornecidos através das farmácias e dispensários cerca de 60 milhões de unidades de medicamentos no município e efetuados cerca de 712 mil atendimentos de dispensação de remédios.
A Secretaria Municipal de Saúde fornece medicamentos gratuitos à população de acordo com a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). Essa lista de medicamentos básicos é definida através de uma comissão de técnicos (médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos).
Estão registradas na Vigilância Sanitária do município: seis farmácias de manipulação, quatro drogarias e 54 farmácias. Todas possuem um profissional farmacêutico responsável técnico. E ainda, 17 dispensários em todas as Unidades Básicas de Saúde e dez Farmácias Básicas Municipais, com dispensação especializada dos medicamentos.
Confira abaixo os locais que fazem dispensação de medicamentos básicos e controlados (psicotrópicos, antibióticos e insulinas) em São José dos Pinhais:
- Farmácia Básica Afonso Pena
- Farmácia Básica CAIC
- Farmácia Básica Cidade Jardim
- Farmácia Básica Guatupê/Ipê
- Farmácia Básica Martinópolis
- Farmácia Básica Parque da Fonte
- Farmácia Básica Riacho Doce
- Farmácia Básica São Marcos
- Farmácia Básica Veneza
- Farmácia Especial Municipal (dispensa os medicamentos do Componente Especializado e Estratégico, doenças raras, alto custo do Estado do Paraná e Demanda Judicial do Município).
Assistência Farmacêutica
Função Social
Além de trabalhar na produção de medicamentos nas indústrias e farmácias de manipulação, o farmacêutico trabalha diretamente ligado à saúde da população, exercendo um papel fundamental no serviço público. Além disso, efetua a dispensação de medicamentos, cuida da qualidade dos remédios e orienta os usuários quanto ao uso correto, armazenamento, interações medicamentosas e descarte de medicamentos vencidos ou sem uso. São responsáveis ainda pela compra, gerenciamento e análise técnica dos medicamentos adquiridos pelo serviço público.
O profissional no combate ao novo Coronavírus
Durante a pandemia de Covid-19, todos os agentes profissionais da saúde trabalharam intensamente para atender a população e diminuir a disseminação do vírus. Os farmacêuticos participaram do processo de autorização no uso emergencial das primeiras vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).