Piraquara sediou pela primeira vez o Campeonato Paranaense de Vela
O final de semana teve caráter histórico para iatismo paranaense. Pela primeira vez esportistas competiram no Reservatório Piraquara II, local onde será implantado o Centro Esportivo e Profissional de Iatismo à Vela. O evento promovido pela Federação de Iatismo do Estado Paraná serviu para o reconhecimento do ambiente, avaliação do potencial para instalação do espaço e verificação das características necessárias para a prática do desporto à vela.
Durante o sábado (21) e domingo (22) quatro classes estiveram na água; Laser Radial, Dingue, Vela Rádio Controlada e Prancha à Vela. As regatas contaram com a participação de velejadores de todo o Paraná, entre eles o premiado competidor de provas internacionais, Andrey Godoy, iniciantes, além de jovens promissores do Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020, da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo.
No domingo o evento contou com a presença ilustre do velejador Robert Scheidt, bicampeão olímpico e diversas vezes campeão mundial de iatismo. Ele recebeu uma homenagem dos velejadores paranaenses e enalteceu o novo espaço para o desenvolvimento do iatismo no Paraná. “Um lugar maravilhoso, próximo da natureza, água limpa, enfim, um ótimo espaço para a prática de vela que tanto gostamos”, ressaltou.
O Campeonato Paranaense de Vela foi organizado pela Federação de Iatismo do Estado Paraná em parceria da Sanepar e apoio da Prefeitura de Piraquara. Os atletas aprovaram as características do Reservatório Piraquara II, com destaque para os ventos constantes, qualidade da água e paisagem exuberante da natureza.
CONFIRA AS FOTOS
Centro Esportivo e Profissional de Iatismo à Vela
Iniciativa da FEIP em parceria com a Sanepar e apoio da Prefeitura de Piraquara com o objetivo de utilizar a situação privilegiada da Barragem Piraquara II e viabilizar um espaço adequado para a prática esportiva, inclusão social e o desenvolvimento da modalidade. O projeto foi elaborado de acordo com normas ambientais e com base na legislação vigente que permite a utilização de reservatórios de captação de água para a prática de esportes não poluentes.
A Barragem Piraquara II foi escolhida por apresentar as melhores condições para a prática do iatismo a vela. Levaram em consideração as dimensões do reservatório, qualidade da água, ocorrência de ventos constantes, controle permanente e contínuo do espelho d’água, localização, características da região e no entorno, localização, entre outros aspectos.