Simulação de incêndio em escola reuniu mais de mil crianças

Como parte de um amplo projeto, Pinhais está preparando as unidades de ensino para eventuais situações de emergência, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Corpo de Bombeiros do município. Para marcar estas ações na última quarta-feira (29) foi realizada uma simulação de evacuação na maior escola municipal de Pinhais, o complexo educacional CAIC, que conta com mais de mil alunos na Escola Antônio Andrade e mais de 250 crianças no CMEI Marcelino Champagnat.

Com tempo recorde em relação ao número de alunos, 2 minutos e 45 segundos, orientados pelos brigadistas e Corpo de Bombeiros, os alunos seguiram todas as recomendações e mostraram que fizeram o dever de casa. Além da simulação, durante o evento foram realizadas brincadeiras com as crianças, inauguração de uma nova área de lazer, apresentações culturais e homenagem ao Corpo de Bombeiros de Pinhais pela parceria que tem possibilitado o projeto.

Andrea Franceschini, secretária de Educação de Pinhais, falou sobre todo trabalho realizado para colocar em prática a ação. “Sabemos do empenho de cada um para que a ação de hoje fosse o sucesso que foi. Esta é a representação do trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado pela Secretaria de Educação e pelo Corpo de Bombeiros e é um momento de muita emoção”, disse a secretária.

Marli Paulino, prefeita de Pinhais, destacou a parceria com o Corpo de Bombeiros. “Todos os profissionais envolvidos estão de parabéns. Obviamente não queremos que nenhuma situação de emergência ocorra, mas é muito importante que estejamos preparados para enfrentá-las. Agradeço imensamente a parceria com o Corpo de Bombeiros de Pinhais, que tem sido fundamental para este e outros projetos”, afirmou a prefeita.

Também estiveram presentes a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; os vereadores professora Cineia; Arnaldo do Vizinho Solidário e Zé Francisco; Capitão Flávio Ferreira Machado do 3º Subgrupamento do 6º Grupamento de Bombeiros; Major QOBM Rafael Lorenzetto; o coordenador executivo e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; a diretora do Departamento de Infraestrutura Escolar, Karime Fayad; a engenheira civil e do trabalho, da Secretaria de Obras Públicas, Joseli Teixeira; a diretora da Escola Municipal Antônio Andrade, Sara Regina de Amorim Cini; coronel do Exército e presidente do Conselho Antidrogas de Pinhais, Levy Paulo da Silva Falcão.

Brigadistas

Atualmente, todas as 43 unidades têm projetos de prevenção contra incêndio devidamente aprovados pelo Corpo de Bombeiros, e a maioria delas possui o certificado de vistoria, sendo que as demais estão em constantes adaptações físicas para obterem a certificação. Compõe este quadro, a formação contínua da Brigada Escolar, que por meio de curso realizado com apoio do Corpo de Bombeiros de Pinhais, no ano passado mais de 700 brigadistas foram formados, e este ano serão mais de 100.

Segundo a arquiteta e urbanista, Karime Fayad, diretora do Departamento de Infraestrutura Escolar,há mais de dois anos Pinhais busca, com toda esta preparação, proteger a vida de toda a comunidade escolar. “A brigada tem o objetivo de manter a segurança em situações de risco, com atuação emergencial e instalando equipamentos mínimos que possam prevenir situações de perigo. Concomitante à brigada, a Secretaria de Educação iniciou nos últimos meses a cobrança da execução das simulações de evacuação em casos de emergências nas unidades, vislumbrando a preparação da comunidade escolar para atuar de modo seguro numa situação em que haja a necessidade de saída emergencial da edificação escolar”, completa.