Hemepar necessita de doações na época de Páscoa
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta os paranaenses sobre a necessidade de ampliar as doações de sangue antes, durante e após o feriado de Páscoa. Apenas em Curitiba, são necessárias de 150 a 200 doações por dia para manter os estoques regulares.
De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, durantes os feriados surgem mais riscos de acidentes em estradas, o que demanda um preparo maior para o caso de situações emergenciais que necessitem de transfusões de sangue. Ao mesmo tempo, o número de doadores costuma cair entre 30 e 40% nos períodos festivos.
“Nos feriados as pessoas esquecem da doação de sangue. Porém as intercorrências continuam existindo e a população precisa colaborar com a doação de sangue para que estejamos sempre prontos e com os estoques necessários para atender emergências”, ressalta o diretor.
Ainda segundo Hatschbach, o Hemepar está buscando parcerias com empresas e outras instituições, para doações em grupos para suprir a demanda da época. “A chuva prejudicou as doações no começo desta semana, e nós precisamos correr atrás de doadores para repor nosso estoque de sangue”, conta.
O Hemepar é responsável pelo abastecimento de sangue de 384 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e, para o feriado, precisa acumular bolsas suficientes para todo o período.
DOAÇÃO – O procedimento de doação de sangue é seguro e dura aproximadamente 40 minutos com o acompanhamento de profissionais qualificados. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres devem aguardar três meses para realizar uma nova doação.
Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. As pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses podem solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue.