Agendamento para retirar remédios beneficia moradores da RMC
Cerca de 4,8 mil usuários já foram atendidos neste mês no programa de agendamento da Farmácia do Paraná da 2a Regional de Saúde – Metropolitana. O serviço permite que o paciente cadastrado marque data e horário para ir até a sede da farmácia retirar seu medicamento. A equipe do programa iniciou o agendamento no início de fevereiro para retirada dos medicamentos a partir de abril. Em média, são atendidos por dia cerca de 900 moradores de Curitiba e região.
A chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli, comenta que o agendamento agiliza o atendimento. Os resultados incluem a redução do tempo de espera e a otimização dos processos internos de trabalho. “As atividades consistem em organizar a grande demanda pela entrega de medicamentos, até então espontânea, em dias e horários predefinidos para cada paciente. Com o agendamento obtemos mais eficiência nos serviços prestados”, explica Pontarolli.
Além da Capital, pacientes de outras 13 regionais de saúde já retiram seus medicamentos com agendamento prévio.
METROPOLITANA – A coordenadora da Farmácia da 2a RS, Kelly Braga, explica que o objetivo é melhorar o atendimento através do agendamento. “Estamos sempre procurando métodos que auxiliem na dinâmica da farmácia e ofereçam conforto e agilidade no atendimento aos nossos pacientes”, ressalta.
O aposentado Leonir Carvalho Pinto retira remédio para tratamento pulmonar há um ano e diz que as mudanças no sistema e na própria farmácia foram excelentes. “Cheguei alguns minutos antes do horário agendado e fui atendido muito rápido. Estou contente demais com o agendamento!”, comemora.
Além do seu Leonir, muitos outros pacientes ressaltaram os pontos positivos do novo serviço. A gastroenterologista Marcela Rocha Loures comenta que sempre foi muito bem atendida pelos profissionais da Farmácia do Paraná.
“Faz um ano que me cadastrei, acho maravilhosa a iniciativa do Governo em ter uma instituição onde a população pode retirar medicamentos gratuitos e de qualidade. Muitos dos meus pacientes contam como o serviço que é sensacional e ajuda no tratamento. Só posso concordar com eles e agradecer a todos os profissionais que trabalham todo dia para garantir a nossa saúde e eficiência no atendimento”, completa Marcela Loures.
FUNCIONAMENTO – O serviço de agendamento funciona durante o horário de atendimento da farmácia. No momento da entrega é definida uma nova data e horário para a próxima retirada. Os serviços de cadastro para solicitação de medicamentos e de informações gerais ainda não podem ser agendados.
A coordenadora comenta que o tempo médio de atendimento e retirada de medicamento é de no máximo 35 minutos. “É importante ressaltar que os pacientes não precisam chegar muito antes do horário agendado, 10 minutos são suficientes, pois as senhas são distribuídas de acordo com a hora marcada e não com a hora de chegada”.
Em abril está marcada a retirada de medicamentos por cerca de 10 mil pacientes agendados na Farmácia da 2a Regional. Ainda há 3 mil vagas abertas para o agendamento. Caso o paciente não possa comparecer e deseje reagendar, basta mandar e-mail para [email protected].
Para as demais farmácias que já prestam o serviço de agendamento, os cadastrados que necessitem de informações adicionais devem entrar em contato com a Farmácia de sua Regional de Saúde. Para entrar em contato, acesse aqui.