Pesquisa vai traçar o perfil do turista que visita Curitiba

Curitiba vai ter uma nova Pesquisa de Demanda Turística, levantamento que não era feito desde 2012. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8/5), Dia Nacional do Turismo. A próxima quinta-feira (10/5) também marca uma data especial, aniversário de 13 anos do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Os resultados da Pesquisa de Demanda Turística vão servir para definir as estratégias do município para o setor, segundo a presidente do Instituto, Tatiana Turra. “É uma ferramenta importante no desenvolvimento das políticas de fomento ao turismo”, disse. “Os dados coletados vão ajudar a entender o perfil do público visitante da cidade, suas características e comportamento”, definiu Tatiana.

A pesquisa será feita em três etapas – uma no primeiro semestre e duas no segundo semestre de 2018 – no aeroporto, rodoviária e rodovias de acesso à cidade. Os resultados serão divulgados em 2019 e estarão disponíveis no site do Instituto Municipal de Turismo. “As informações poderão ser usadas tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada para planejar suas ações de forma inteligente e sustentável”, explicou Tatiana.

A retomada das pesquisas é uma das estratégias que Instituto tem adotado para fomentar o turismo em Curitiba. Em 2017, foi feita uma pesquisa com passageiros da Linha Turismo, que mostrou que a maioria dos turistas vêm a Curitiba a lazer (Saiba mais). A pesquisa também apontou os pontos preferidos pelos passageiros (Saiba mais).

Embarque ilimitado

A partir de junho a Linha Turismo de Curitiba vai ter bilhete eletrônico com embarque ilimitado por 24 horas. O anúncio foi feito prefeito Rafael Greca, durante a abertura do 24º Salão Paranaense de Turismo. Atualmente, para embarcar na Linha Turismo o visitante compra com o motorista uma cartela com cinco tíquetes e tem direito a um embarque e quatro reembarques durante o circuito por atrações da cidade.

Atração de eventos

A Prefeitura de Curitiba apresentou em fevereiro deste ano o programa Curitiba Mais, que propõe diversas medidas para atrair mais eventos para a cidade.  Em 2017, a Lei Complementar nº 107 reduziu a alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza) de 5% para 2% para congressos, feiras e shows.

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba também elaborou guias para ajudar produtores que pretendem trabalhar na cidade. O primeiro deles foi um guia com todos espaços para eventos da cidade e suas características como capacidade de público, metragem e vagas de estacionamento.

A cidade tem 158 espaços, que juntos têm capacidade para atender 245 mil pessoas.

Outro guia é sobre o setor de hospedagem de Curitiba. Foram pesquisados dados de 158 meios de hospedagem da cidade – 123 hotéis, 18 flats/apart-hotéis e 17 hostels. A capital do Paraná tem 18.929 leitos disponíveis. Deles, 87% são em hotéis, 9% em flats ou apart-hotéis e 4% em hostels.

Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba

Com o tema Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, a programação de fim de ano da capital paranaense em 2017 resgatou o espírito natalino, enaltecendo valores culturais e tradições dos povos que formaram a cidade. Os espetáculos aconteceram entre 22 de novembro e 23 de dezembro.

Além das apresentações musicais, a decoração foi um destaque. As árvores natalinas iluminaram alguns dos principais pontos turísticos da cidade como os parques Barigui, Tanguá e Lago Azul, o Jardim Botânico, o Centro Cívico, o Centro Histórico e o calçadão da Rua das Flores.

Polo cervejeiro

Em outra ação para aumentar o turismo na capital, o Instituto Municipal de Turismo lançou em 2017 o programa CuritiBéra. A ideia é impulsionar a vocação de Curitiba como centro produtor de cervejas artesanais. O programa celebra a capital nacional da cerveja artesanal e maior produtora do Brasil, com cerca de 400 mil litros mensais.

O CuritiBéra tem o objetivo de integrar as cervejarias ao mercado do turismo, promovendo esse importante segmento gastronômico. O programa ganhou um estande próprio no 24º Salão Paranaense de Turismo, evento que teve também o lançamento de nove roteiros cervejeiros, todos produzidos por agências de turismo locais.

Além disso, o programa evolve capacitações, pesquisas e o lançamento de um mapa das cervejarias de Curitiba e região metropolitana.