Curso de Educação Ambiental Humanitária quer levar bons exemplos às escolas
Como formar crianças mais participativas, críticas e conscientes do impacto que suas ações têm no meio ambiente e na vida dos outros animais? Através da Educação! Foi com este objetivo que o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Quatro Barras realizaram na última semana o Curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem Estar Animal, tendo como público alvo educadores que poderão propagar este conhecimento nas escolas.
O curso foi ministrado pela professora Elizabeth MacGregor, que lançou uma reflexão sobre como lidamos com os animais e que efeitos nossas ações têm em suas vidas. "Temos várias campanhas e projetos que englobam diversos temas, como a guarda responsável, animais silvestres, transporte de animais, o uso de tração animal no perímetro urbano, entre tantos outros. Nosso objetivo é lançar um novo olhar nesta relação entre seres humanos e animais", afirmou.
Segundo Elizabeth, a proposta é sensibilizar crianças e adultos de todos os segmentos. "Para você mudar uma sociedade é preciso entrar nas escolas, conscientizar desde cedo as crianças e adolescentes. Nós todos aprendemos que animais são seres irracionais, mas a Ciência já nos diz há algum tempo que os animais são seres sencientes, que eles têm raciocínio e tem sentimento sim. Estes dois conceitos, de senciência e bem-estar animal, tem que estar nas escolas", contou.
O curso já foi ministrado em 81 municípios brasileiros, em 11 Estados. No Paraná, quatro cidades se mobilizaram para recebê-lo: Quatro Barras, Paranaguá, Curitiba e Guaratuba.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, a meta da Prefeitura é disseminar bons ensinamentos nas escolas. "Aproveitamos a vinda da professora Elizabeth do Rio de Janeiro para trazer boas reflexões aos nossos educadores, para que este tema seja multiplicado junto às crianças. Toda mudança positiva começa assim", disse a veterinária da Secretaria, Isabela Scalco.