Setran inova na gestão pública com avaliação de desempenho de chefias
Pela primeira vez, os cerca de 300 agentes de trânsito de administração municipal tiveram a oportunidade de avaliar os superiores imediatos nos cargos de supervisão, coordenação e direção, de forma anônima, para auxiliar na gestão e no planejamento de liderança. A avaliação ocorreu em maio, junho e julho.
O modelo, utilizado por grandes empresas do setor privado, vai contribuir para analisar posturas e situações rotineiras da função. “A avaliação de desempenho, denominada 360 graus, é uma inovação no âmbito da administração pública municipal. Vamos repetir o processo uma vez por ano”, planeja o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Claudionor Agibert, que é oficial da reserva da Polícia Militar e teve a ideia de instituir a avaliação após troca de informações com chefes de polícia internacionais.
“É um mecanismo que demonstra abertura da gestão para implementar melhorias e democratiza o processo, com reflexos positivos no médio e no longo prazo”, avalia Agibert.
A partir desse passo inicial, todo o efetivo do órgão também passará por avaliação, para cruzamento de dados e elaboração de estratégias, com foco na melhoria das atividades e da condução das tarefas no ambiente profissional. O processo foi aprovado e apoiado pela superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, bem como pelo secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.