Prefeito define plano de diminuição das mudanças climáticas
O prefeito Rafael Greca assinou nesta terça-feira (28/8), em reunião com o secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, decreto que define a criação de uma força-tarefa para o desenvolvimento do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. O encontro foi no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A assinatura do decreto converge para o Projeto de Aceleração de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono Urban Leds II, do qual a cidade faz parte. Greca integra o Conselho do ICLEI para a América do Sul no período de 2018-2021, assim como os prefeitos de Quito (Equador), Maurício Rodas Espinel, e de Recife (Pernambuco), Geraldo Julio de Mello Filho.
“Para que haja a verdadeira transformação é necessário termos resultados práticos das iniciativas”, afirmou o prefeito, ao elencar as ações de Curitiba pela geração de energia limpa e a sustentabilidade ambiental. “Temos interesse em transformar o aterro da Caximba em uma usina de energia nova, com o uso de biomassa do resíduo vegetal e também células fotovoltaicas. A ideia é poder abastecer com energia limpa o bairro novo da Caximba como o primeiro bairro sustentável da cidade”, explicou Greca.
O representante do ICLEI para a América do Sul observou a importância de ações integradas de entidades representativas e o poder público para a garantia da sustentabilidade. “O ICLEI tem a chancela e o apoio de instituições financeiras para fazer acontecer”, disse Perpétuo.
Segundo ele, os cidadãos, muitas vezes, acham que mudanças climáticas estão distantes de ocorrer. “A mudança de comportamento em relação à separação de resíduos e as escolhas relacionadas à mobilidade fazem a diferença para melhor”, observou.
A reunião teve a presença do gerente de mudanças Climáticas do ICLEI, Igor Reis de Albuquerque; do presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, da supervisora de informações Liana Vallicelli e do coordenador de projetos Mauro Magnabosco; da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; da assessoria do Gabinete do Prefeito; e do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó.
A secretária Marilza destacou que o decreto integra o poder público municipal e soma à lei já aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza o município a conceder uso do espaço público para a geração de energias renováveis.
“Vários órgãos da Prefeitura estão envolvido para que as ações tenham efeito”, disse Marilza. O decreto integra as secretarias municipais do Meio Ambiente, de Obras Públicas, do Abastecimento e de Finanças, a Agência Curitiba de Desenvolvimento, o Ippuc, a Urbs, a Procuradoria Geral do Município e também a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), diretamente ligadas à geração de energia e manutenção ambiental.
Trabalho
Nesta gestão, Curitiba tem avançado em ações para a mitigação das mudanças climáticas. Na área de resíduos sólidos, a cidade celebrou recentemente o consórcio intermunicipal (Conresol) com 22 parceiros metropolitanos. A meta é avançar na cadeia produtiva de resíduos com o aproveitamento energético e um novo sistema de transporte e transbordo, que reduzirá o deslocamento de caminhões de coleta, gerando menor emissão de poluentes.
“Temos também a cobertura de áreas verdes que sequestram carbono, iniciativas no transporte e o Projeto Curitiba Mais Energia, para geração de energias renováveis nos prédios municipais”, ressaltou Marilza.
Entre outras ações destacadas pela secretária estão a implantação de uma central de geração de energia no vertedouro do Barigui e os 26 painéis solares implantados no Moradias Faxinal, além da previsão do aproveitamento da energia solar na Rodoferroviária e em terminais do transporte coletivo.
Vanguarda
No encontro, o prefeito e o representante do ICLEI também trataram da realização do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, o CB 27, a ser realizado em Curitiba, de 21 a 23 de novembro, pelo ICLEI e Fundação Konrad Adenauer (KAS).
Na oportunidade serão apresentadas ações de vanguarda de Curitiba na área de conservação ambiental, entre elas os projetos dos Jardins de Mel, de preservação da mata nativa, do anel de conservação da biodiversidade da RMC, entre outros.