Rede apresenta resultados das políticas de proteção animal
Os resultados das políticas de proteção animal dos últimos dois anos em Curitiba serão apresentados, na próxima quarta-feira (24/10), em uma reunião pública no auditório do Mercado Municipal de Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 1865).
O encontro também vai discutir os avanços necessários para a área. Além disso, é uma oportunidade para protetores de animais que desejam ser parceiros da Prefeitura de Curitiba, por meio da Rede de Proteção Animal.
Atualmente, cerca de 1,4 mil protetores independentes são cadastrados e atuam em conjunto com a Rede de Proteção. O trabalho conta, ainda, com o auxílio de Organizações não Governamentais (ONGs).
Metas ultrapassadas
Entre os resultados, serão apresentados os números do Programa Municipal de Castração Gratuita, que começou em julho de 2017 e atingiu a meta de 15 mil cirurgias em 10 meses de atendimento. Hoje, mais de 21 mil cães e gatos já foram castrados, contribuindo para promoção da saúde e do bem-estar animal, bem como para o combate ao abandono.
O programa conta com dois castramóveis, que atuam nas regiões Norte e Sul da cidade e clínicas credenciadas para os atendimentos. A população pode fazer o seu cadastro no site da Rede de Proteção Animal e validar nas Ruas da Cidadania. A prioridade de atendimento é para beneficiados por programas sociais, além dos protetores de animais.
Saúde
Para que um maior número de animais esteja apto para participar das ações de castração, o município deu início, em conjunto com a residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às avaliações clínicas gratuitas de cães e gatos. Quase 2 mil animais já tiveram esse tipo de atendimento em quatro administrações regionais da cidade: Portão/Fazendinha, Matriz, CIC e Tatuquara.
Animais que passam pela avaliação recebem exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas, e cadastro para o programa de castração; e saem mais aptos fisicamente para as futuras intervenções cirúrgicas. Além da estrutura, a Prefeitura cede os insumos e materiais utilizados.
Serviço: Encontro com protetores de animais: resultados e avanços
Data: 24/10 (quarta-feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório do Mercado Municipal de Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 1865).