Greca pede a estudantes cartas com sugestões para o Tatuquara
Um grupo de 35 estudantes da turma do 5º ano da Escola Municipal Rio Bonito, no Campo de Santana, participou de uma aula de campo nesta terça-feira (23/10), no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. Depois de conhecerem o local e de aprenderem sobre a fundação de Curitiba, contada a partir de obras de arte expostas no edifício, eles tiveram um encontro com o prefeito Rafael Greca.
“É muito bom conhecer o passado para fazermos um belo futuro”, disse Greca. O prefeito falou sobre a história da cidade e solicitou aos estudantes que escrevessem cartas com sugestões para o Tatuquara. “Quero saber o que foi que aprenderam nesta aula fora da escola e que me contem o que acham importante para os bairros da região de vocês”, disse o prefeito.
A aula de campo faz parte das atividades do programa Linhas do Conhecimento, que leva os estudantes para aprender em praças, parques, teatros e outros espaços públicos. Foi também uma retribuição pela visita do prefeito à escola, em maio, durante a vistoria da obra de asfalto da Rua Lucas Carvalho, em frente à unidade. “Ele convidou os estudantes que ficaram ansiosos por este momento de aprendizado fora da escola”, contou a diretora da unidade, Aparecida Abrão Machna.
Para a turma, foi uma tarde de muito conhecimento, mas também de novidades que não serão esquecidas rapidamente. “Nem acredito que eu entrei na sala onde o prefeito trabalha e vi como é que ele faz para cuidar de Curitiba”, disse o estudante Derick Davi Lourenço, 10 anos.
Cuidado com a cidade
Com a colega Mariana Carolina Lader, 10 anos, Derick cantou um louvor como agradecimento ao prefeito pelo cuidado com a cidade. “O nome de Jesus é sagrado e só de cantá-lo a nossa Prefeitura, que é a casa de todos, fica mais abençoada”, disse Greca ao agradecer a homenagem.
Além de aprender, o grupo se divertiu e sonhou com o futuro. Fabiano Alves de Brito, 10 anos, sentou na cadeira do prefeito e disse que quer ocupar a função no futuro. “Eu quero crescer e cuidar da cidade. Gostei muito de conhecer a Prefeitura por dentro”, disse o garoto. Algumas crianças se revezaram na mesa de trabalho de Greca, brincando de gestores municipais.
Para a coordenadora do programa na Secretaria Municipal da Educação, Scheilla Maria Orlosqui, o roteiro do Linhas do Conhecimento no Centro Cívico aborda cidadania e civismo, além do resgate da história e o incentivo à valorização dos espaços públicos da cidade. “É um ambiente diferente que se constitui em espaço de aprendizagens. Eles aprendem como é o lugar de organização e gestão da cidade”, disse Scheilla.
Os estudantes estavam acompanhados pela professora Solange Oswald, pela inspetora Josefa Jesus Cabral e pela professora do Linhas do Conhecimento Ana Zanon. Participaram o chefe do núcleo de ensino do Tatuquara, Claudinei Alberto, e o vereador Thiago Ferro.