Sucos produzidos no Vale da Ribeira serão incluídos na merenda escolar
Os sucos produzidos na cidade de Cerro Azul, na região metropolitana, vão passar a fazer parte da merenda das escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. A notícia foi dada pelo prefeito Rafael Greca que, nesta quinta-feira (29/11), recebeu alguns representantes da cadeia produtiva de sucos da região de Cerro Azul.
O prefeito também falou que os sucos poderão ser encontrados em outros locais de Curitiba. “Estamos recebendo os produtores do Vale do Ribeira e eles trazem a novidade de que teremos os sucos durante todo o verão nos Armazéns da Família. Vamos incluir os sucos também nos eventos da Prefeitura”, disse Greca, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone.
Em setembro deste ano foi firmado um convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), de capacitação de agricultores de 11 municípios da grande Curitiba e Litoral.
O acordo é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole) e segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, o objetivo é a integração da produção e do mercado.
“É um mercado de 1,8 milhão de consumidores. O nosso grande papel é justamente trabalhar o consumidor de Curitiba e ajudar a cooperativa e os agricultores a se organizarem para poderem acessar o nosso mercado”, explicou Gusi.
A reunião foi também de planejamento entre o Sebrae, a indústria e a cooperativa. Atualmente os sucos da Cerro Azul estão sendo comercializados exclusivamente nos Armazéns da Família, mas com a procura pelo produto a expectativa é de ampliar o mercado.
Debora Aparecida do Nascimento, tesoureira da Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Cerro Azul (Copavale) comemora a demanda dos compradores e anuncia que os sucos vão fazer parte da merenda escolar a partir do ano que vem.
“Para 2019 o suco vai fazer parte do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do Governo Federal, que em Curitiba é gerenciado pela Prefeitura”, disse Debora. O planejamento também inclui seguir com as vendas no Armazém da Família e expandir o produto para os mercados privados.
Armazéns da Família
Os produtores da região do Vale do Ribeira, que antes tinham dificuldade para escoar a safra, agora celebram os avanços. Nilson Carvalho é um dos sócios da Suco Cerro Azul, e diz que a avaliação é muito positiva. “Para nós foi uma surpresa, a demanda foi maior do que era esperado. Estamos satisfeitos com as vendas no Armazém da Família”, disse Carvalho.
Para Henri Paulo Lira, gerente dos Armazéns da Família em Curitiba, o suco tem sido um bom atrativo. “As pessoas não estavam acostumadas a consumir esse tipo de produto, que normalmente é vendido nas grandes redes de supermercados e agora já estão incluindo nas refeições do dia-a-dia”, disse.
Sem conservantes, os sucos, são produzidos por agricultores do Vale do Ribeira, que fazem parte da Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Cerro Azul (Copavale) e da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale (Provale), de Rio Branco do Sul.