Curitiba firma convênio para ajudar na recuperação de Itaperuçu
O prefeito Rafael Greca e o prefeito de Itaperuçu, Helio Guimarães, assinaram nesta quarta-feira (5/12) um convênio estabelecendo ajuda da capital ao município vizinho, atingido por um tornado na última sexta-feira (30/11). Curitiba encaminhará engenheiros da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) para avaliar a estrutura das casas e prédios públicos afetados pela tempestade. O prefeito curitibano determinou ainda que a Fundação de Ação Social (FAS) ajude com doações de móveis e utensílios domésticos.
“Nossos engenheiros farão a inspeção dos 700 imóveis danificados e elaborarão laudos técnicos que identifiquem quais construções foram abaladas e quais precisam ser demolidas”, disse Greca. A Cosedi encaminhará ao município três técnicos para o trabalho que começa ainda na tarde desta quarta-feira. A programação das atividades foi definida em uma reunião com a Defesa Civil do Estado.
À Fundação de Ação Social (FAS) caberá o envio de doações do Disque Solidariedade, para atender as principais necessidades das famílias neste momento. Foram separados mais de 240 itens que ajudarão a mobiliar as casas das famílias atingidas. Entre eles estão camas, colchões, sofás, mesas de jantar, estantes e banquetas, tampos de pia, tapetes, além de aparelhos de TV com kit conversor, aparelhos de som e aspiradores de pó.
Greca ressaltou que já num primeiro momento Curitiba ofertou assistência à cidade vizinha com o apoio da Secretaria da Saúde que enviou uma ambulância do Samu Curitiba para ajudar nos atendimentos. Além disso, por meio do complexo regulador metropolitano, a pasta auxiliou nas transferências realizadas do hospital atingido pelo temporal.
O prefeito de Itaperuçu agradeceu a ajuda e lembrou que o trabalho dos engenheiros da Cosedi ajudará a prefeitura daquele município nesta etapa de reconstrução da cidade. “No primeiro momento, trabalhamos para atender as famílias. Muitas foram acolhidas em casas de parentes e outras estão em abrigos públicos”, explicou. Ele estava acompanhado do procurador do município, Gerson Luiz Wenzel.
Mobilização
Durante a reunião, o prefeito Rafael Greca telefonou para a diretoria da empresa Votorantim Cimentos – uma das maiores do mundo do setor, para solicitar apoio à reconstrução de Itaperuçu, principalmente com a doação de cimento e brita.
Greca lembrou que, também atendendo a seu pedido, a Caixa Econômica Federal também abriu uma conta corrente em nome da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itaperuçu para receber doações. O número da conta é 10.991-6 da Agência 1398.
O prefeito da capital também irá propor a realização de uma assembleia do Conselho Intermunicipal para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), do qual é presidente, para que Itaperuçu seja liberado do pagamento da taxa de limpeza neste momento.