Curitiba conquista ouro e bronze no Brasileiro de Ciclismo
A Equipe de Desempenho de Ciclismo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Pista, que está sendo disputado em Indaiatuba, São Paulo. O atleta Otavio Gonzelli, 16 anos, foi campeão brasileiro juvenil e Luiza Euzébio, 16, ficou com a medalha de bronze, ambos na modalidade Keirin.
Os dois treinam no Velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico, e recebem apoio da Prefeitura, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A modalidade Keirin é uma das provas olímpicas do ciclismo e é disputada num velódromo. São oito voltas na pista de 250 metros.
Nas primeiras voltas, uma bicicleta elétrica dita o ritmo do pelotão e não pode ser ultrapassada. As velocidades são em média de 30 km/h a 50 km/h no masculino e 25 km/h a 45 km/h no feminino. Nos 700 metros finais da prova a bicicleta elétrica sai da pista e os atletas pedalam a toda velocidade até a linha de chegada.
O Campeonato Brasileiro de Pista começou no dia 1º de dezembro e segue até sábado (8/12). A competição reúne ciclistas das categorias de base (Infantojuvenil, Juvenil e Junior), da Elite/Sub23 e Paraciclismo. São os melhores ciclistas do País disputando medalhas.
A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). Os resultados podem ser acompanhados pelo site da CBC.
Equipe
A Equipe de Desempenho de Ciclismo da Smelj é dividida em três categorias: Infantojuvenil, Juvenil e Júnior. Os atletas são Luan Carlos Rodrigues Silva, de 15 anos, Otavio Gonzelli, 16, Luiza Euzébio Souza, 16, Fernanda Aparecido Nardino, 17, e Jennifer Antunes, 14. A técnica é Fabiana Ribeiro de Assis, professora da Smelj, que acompanha os atletas em Indaiatuba.
Lei de Incentivo
Assim como a Equipe de Desempenho do Ciclismo, a Prefeitura apoia outros 425 projetos pela Lei de Incentivo ao Esporte em 2018. São beneficiados cerca de dez mil atletas, paratletas e técnicos de 48 modalidades esportivas.