Evento debate participação das mulheres na ciência

Um encontro online organizado em conjunto por Copel, Sanepar e Tecpar irá debater o papel das mulheres nas ciências e a aplicação das pesquisas no dia a dia das empresas. O evento será transmitido nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, às 14h30, pelo canal da Copel no YouTube.

Com mediação do Instituto de Tecnologia, o conteúdo será conduzido pela professora Ísis de Jesus Garcia, Núcleo de Estudos de Gênero e do Laboratório de Estudos das Violências da Universidade Federal do Paraná; pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar, Jaiesa Zych Nadolny; e pelas engenheiras civis Carolina Fontanelli, da Copel, e Aliny Borba, da Sanepar.

A diretora de Gestão Empresarial da Copel, Ana Letícia Feller, que fará a abertura do evento, destaca que o objetivo é contribuir com a equidade de gênero através de diálogos que deem visibilidade às mulheres que estão ocupando novos espaços, tanto no ambiente acadêmico, quanto no corporativo. “Essa troca de informações valoriza a experiência das nossas mulheres e pode servir de inspiração para as meninas que ainda irão construir uma história profissional. Não há desenvolvimento sustentável sem equidade de gênero”, diz.

DEBATEDORAS 

Ísis Garcia é barachel em Direito e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, ela faz estágio de Pós-Doutorado em Sociologia na PUC Paraná. A engenheira Jaiesa Nadolny é doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFPR, e trabalha no Tecpar desde 2014, onde hoje gerencia a área de desenvolvimento de medicamentos biológicos.

Pela Copel, participa a engenheira civil Carolina Fontanelli, que atua há dez anos em projetos de usinas hidrelétricas e eólicas. Ela é mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambientais pela Universidade Federal do Paraná. Também engenheira civil, Aliny Borba completa a programação relatando sua experiência com planejamento, desenvolvimento ambiental, pesquisa e inovação na Sanepar. Seu mestrado pela UFPR e a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, teve como objetivo o aprimoramento do uso de tecnologias para tratamento de esgoto.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO 

Todas as instituições parceiras do evento são signatárias do Pacto Global da ONU e firmaram o compromisso de contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Um dos objetivos, o ODS 5, é alcançar a igualdade de gêneros, empoderando mulheres e meninas, e combatendo qualquer forma de discriminação.