Auto de Reis vira festa de aniversário para menino atendido pela FAS
A encenação do Auto de Reis na Rua da Cidadania do Boqueirão, na manhã desta segunda-feira (7/1), teve significado especial para Vítor Hugo de Deus, atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alto Boqueirão da Fundação de Ação Social (FAS). Hoje é aniversário do menino, que está completando 7 anos e foi uma das crianças selecionadas para a entrega simbólica de presentes, feita depois do final do espetáculo.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel falou em nome da primeira-dama, Margarita Sansone, e do prefeito Rafael Greca, idealizador do evento. É de Greca o argumento em que o grupo Rosa Armorial se baseou para criar o espetáculo, de nove minutos de duração.
“Vocês estão recebendo esses brinquedos porque faz parte da tradição religiosa popular presentear as crianças no Dia de Reis, como os três reis magos fizeram com o menino Jesus, e também porque isso representa o cuidado da Prefeitura com vocês, que logo estarão ajudando a construir a nossa cidade”, disse Pimentel.
Além de brinquedos como bonecas e carrinhos, as 200 crianças acompanhadas pelas unidades da FAS participaram de jogos e brincadeiras organizados pela Fundação Cultural (FCC) e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e ganharam da equipe do Distrito Boqueirão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) refrescantes picolés em saquinhos, conhecidos como geladinhos ou sacolés.
Lazer saudável e em família
Depois de pintar, andar de bicicleta e pular nos brinquedos infláveis, os três filhos do casal Ágata Ephigenia Pereira e Fernando Gonçalves entraram na fila para ganhar tanto o presente quanto o geladinho. “Está todo mundo de férias e, como não dá pra viajar por causa do dinheiro curto, vir aqui é uma boa pedida”, disse Fernando, com a filha menor – Nathaly, de 3 meses – no colo.
Frequentadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Boqueirão há 8 anos, Alana da Silva, 21 anos, levou os filhos, Lualana, 6 anos, Thayler, 5 anos, e Yasmin, 2 anos. “Aqui eles podem brincar e aproveitar as férias. É importante trazer atividades diferentes”, disse, satisfeita. “É muito legal e tem bastante brinquedo”, elogiou Thayler.
O aposentado Nilton Hermindo Coelho, 65 anos, levou a família, “As crianças ficaram alegres quando eu disse que a gente ia vir aqui”, disse ele, olhando para as filhas Nicolly, 10 anos, e Renata, 7 anos. A esposa, Eunice da Silva Oliveira, também aproveitou o momento em família, “Trouxemos a sobrinha, pois é um momento importante em família. Não conseguimos sair sempre com elas”, afirmou.
Acompanharam as atividades as presidentes da FAS, Elenice Malzoni, e da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; a assessora comunitária da FAS Eliane Wosgerau; o vereador Thiago Ferro; e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.
Próximas apresentações do Auto de Reis
7/1 (segunda-feira) – Matriz (tarde)
8/1 (terça-feira) – Santa Felicidade (manhã) e CIC (tarde)
9/1 (quarta-feira) – Pinheirinho (manhã) e Boa Vista (tarde)