Piraquara sediou Curso Colaborativo em Saúde Pública com estudantes da Universidade de Harvard
Piraquara foi a primeira cidade no sul do Brasil a receber alunos da Universidade de Harvard (EUA) para o Public Health Collaborative Course in Brazil. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná e apoio da Prefeitura Municipal, o Curso de Saúde Pública Colaborativa contou com a participação de estudantes de pós-graduação de diferentes nacionalidades e brasileiros, além de professores e pesquisadores.
Durante a formação, entre os dias 10 e 16 de janeiro, foram realizadas apresentações, discussões, visitas a unidades de saúde e equipamentos de atendimento especializado de Piraquara. Os alunos trabalharam em grupos e conheceram parte do funcionamento, estrutura e todo o fluxo de trabalho da rede municipal de saúde. Além disso, os visitantes também puderam percorrer alguns pontos turísticos da cidade.
O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou da recepção dos participantes e falou sobre importância do município sediar o curso. "Piraquara tem se desdobrado para atender cada vez melhor a população e o fato de alunos de Harvard visitarem o município para aprenderem com a gente demonstra que estamos no caminho certo", destacou.
A Secretária Municipal de Saúde, Maristela Zanella, falou sobre a parceria entre o município e a UFPR, que foi fundamental pela escolha por Piraquara. "A parceria, por meio do Programa de Residência Multiprofissional e Médica, aliada a estruturação da nossa Atenção Primária que hoje cobre mais de 60% da população com a Estratégia da Família, foram os fatores que possibilitaram a realização do curso em nosso município", explicou.
O Professor e Pesquisador da UFPR, Adriano Massuda, responsável pela organização do curso, também destacou a parceria. "Podemos falar com tranquilidade que Piraquara está se transformando em uma 'cidade escola' e nosso grande desafio é dar continuidade a isso", enfatizou. Ele também ressaltou a parceria entre a UFPR e Harvard. "É a décima primeira edição que o curso acontece no Brasil e é a primeira vez na região sul", finalizou.
Também participaram do evento de recepção o Diretor da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, Nestor Werner Jr, a Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da UFPR, Marilene Buffon, o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 2ª Regional, José Carlos Dias, a Secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Carvalho, a Diretora Executiva do COMESP, Daniela Cavalcante, a Diretora do Hospital São Roque, Mara Lúcia Dissenha, o Vice-Presidente do San Julian, Meron Neto, profissionais residentes em Piraquara e servidores da saúde.