Unidades de ensino de Pinhais passam por amplas reformas
No dia 11 de fevereiro terá início o ano letivo para a rede municipal de ensino de Pinhais. Assim como nos anos anteriores, muitas ações estão sendo realizadas para melhor atender aos alunos. Para tanto, diversas unidades de ensino passam por amplas reformas.
A Escola Municipal Marins de Souza recebe diversas melhorias e entre os serviços que estão a revisão geral da parte elétrica; reforma dos banheiros; troca da iluminação por lâmpadas de LED; construção de passarelas unindo os blocos; troca dos forros por PVC; instalação de pisos e pastilhas nas salas de aula; calçadas com acessibilidade; reforma do depósito e da quadra esportiva.
Já a Escola João Leopoldo Jacomel passa por uma reforma geral, com acabamento do piso, troca do forro, pintura, aplicação de pastilha, revisão da parte elétrica e sanitários novos. Para a Escola Severino Massignan está prevista a reforma do piso do bloco administrativo, além da construção de um novo bloco com oito salas de aula e banheiros, para que a unidade ofereça futuramente a modalidade de ensino em tempo integral. As obras na Escola Municipal Aroldo de Freitas iniciaram no dia 14 de janeiro, a qual também receberá reforma geral e a construção de um novo bloco para o refeitório.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Tarsila do Amaral e Monteiro Lobato, e também na Escola Municipal Guilherme Ceolin serão construídos muros no entorno das unidades.
Nas quadras poliesportivas das Escolas Municipais Antonio Andrade, José Brunetti e Antonio Alceu Zielonka e 31 de Março, estão sendo feitos: lixamento, recuperação e pintura dos pisos. Já as unidades que passam por pintura total da estrutura são os Cmeis Helena Kolody, Cora Coralina e Chafic Smaka.
A Escola Municipal João Leal está em fase de conclusão da ampla reforma em uma área total de 717,26 m². A intervenção tem como objetivo a melhoria das instalações físicas das salas de aula, cozinha, banheiros e laboratório da unidade. Os serviços executados são trocas de pisos de toda a unidade e instalação de pastilhas internas nas salas de aula, bem como instalação de forros de PVC, substituindo o antigo de madeira. O investimento é de R$ 488.878,92.
A diretora do Departamento de Infraestrutura Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Karime Fayad, explica que durante o período de férias escolares estão sendo realizados mutirões de limpeza em todas as unidades de ensino, assim como limpeza das caixas d'água e dedetização.