Prefeitura e UFPR assinam cooperação técnica para desenvolver trabalhos em unidades de conservação

Na manhã desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Araucária e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram um termo de cooperação técnica para a realização de "pesquisas, projetos e ações para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e da qualidade de vida em Araucária". Com isso, será possível a criação e a manutenção de espaços públicos com projeto de preservação ambiental, a promoção de ações de educação ambiental e a identificação de potencialidades turísticas, de lazer e recreação para os moradores e visitantes do município.

Da parte da Prefeitura de Araucária, o prefeito Hissam Hussein Dehaini manifestou seu apoio a esta e outras ações em conjunto com a universidade. Os representantes da Prefeitura presentes ao evento ressaltaram o compromisso do município com um desenvolvimento sustentável e a importância da intermediação da universidade nesses trabalhos.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, deixou aberta a possibilidade de intercâmbio entre a universidade e a Prefeitura de Araucária em outras áreas. "É uma oportunidade que a universidade considera valiosa em poder contribuir com o poder público de Araucária", afirmou.

Planejamento – O projeto, de acordo com informações da UFPR, visa estudar o "enquadramento, definição de metas e seleção das unidades de conservação no município de Araucária para aplicação de investimentos oriundos da Compensação Ambiental definida pela Lei 9985/2000 e decreto 4340/2002".

Segundo a UFPR, há previsão do desenvolvimento de pesquisas sobre a fauna e a flora e sobre as formas de uso sustentável dos recursos naturais. A cidade de Araucária conta com um "cinturão verde" de unidades de preservação; áreas muito importantes para a preservação da biodiversidade local e da água. Entre as principais áreas verdes do município estão a Reserva do Passaúna, o Refúgio do Bugio (que abrange três municípios), além de parques como o Parque das Pontes e Parque Cachoeira.

Com informações de assessoria do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da UFPR.