Semana pedagógica tem conteúdo específico para educação especial
Pela primeira vez os profissionais que trabalham na educação especial terão formação exclusiva e construída para as demandas do segmento na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) da rede municipal de ensino.
De 12 a 14 de fevereiro, aproximadamente 600 professores que trabalham nas Salas de Recursos de Aprendizagens, Classes Especiais, nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado e no Programa de Escolarização Hospitalar estarão reunidos para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tema da SEP.
A BNCC deve ser implementada neste ano em todo o território nacional. É um documento curricular que descreve conteúdos e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes nas áreas de conhecimento, ano a ano. É um conjunto de estruturas e conceitos que orientam as unidades escolares quanto à articulação, organização e avaliação de suas propostas pedagógicas.
“As Semanas Pedagógicas centralizadas com temáticas específicas são fundamentais para que as especificidades de cada área sejam privilegiadas e o momento de estudo possa reverberar no dia a dia das unidades”, afirma a superintendente pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute. Cerca de 17 mil profissionais de toda a secretaria participam da SEP.
Além dos grupos exclusivos de estudo, os profissionais da educação especial contarão comcadernos pedagógicos personalizados elaborados para a discussão da BNCC no contexto específico de cada programa. Os materiais foram elaborados por servidores da educação que integram a equipe do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado.
O grupo dará sequência aos debates durante atividades que serão ofertadas nas Salas Google. As postagens no ambiente virtual servirão de base para a continuidade da formação ao longo de todo o ano.
As equipes que atendem nos programas da educação especial farão os encontros na Sala Santa Felicidade, na sede da Secretaria Municipal da Educação, e no Centro de Desenvolvimento Profissional (Joceli Macedo), junto à Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória.
Já os demais profissionais da educação terão as formações nas unidades onde trabalham e nos núcleos regionais de ensino.
Personalização
A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, avalia a personalização da Semana de Estudos Pedagógicos como um avanço no processo de formação dos professores da educação especial. “Ela oferece uma formação com tema específico na área de atuação de cada professor. É uma nova oportunidade para o enriquecimento da sua formação e, consequentemente, no atendimento aos estudantes da rede”, diz Gislaine.
Integrada ao Veredas Formativas, o programa de formação profissional lançado em 2018 pela Secretaria Municipal da Educação, a Semana de Estudos Pedagógicos é um dos principais momentos de formação continuada dos profissionais da área.
São 20 horas de formação, divididas em diferentes momentos ao longo do ano com discussões que são organizadas pelos pedagogos e diretores das unidades e da Secretaria Municipal da Educação, formações seguindo as orientações dos Cadernos da SEP, a participação na Expo Educação e em momentos culturais.