Auto de Fundação de Curitiba é levado ao plenário da Câmara

O espetáculo teatral Auto de Fundação de Curitiba, concebido para a celebração dos 326 anos da cidade, foi encenado na Câmara Municipal nesta terça-feira (26/3). O prefeito Rafael Greca e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, assistiram à apresentação.

“Eu quis compartilhar com vocês a proposta da Prefeitura de usar a arte para a educação e o trabalho da Fundação Cultural de Curitiba como instrumento pedagógico”, disse o prefeito, que se sentou na primeira fila do plenário, junto ao presidente da Casa, Sabino Picolo, e aos demais vereadores.

Amor pela cidade

Escrito por Greca e pela primeira-dama, Margarita Sansone, o texto foi dirigido pelo teatrólogo Édson Bueno. “É um texto que revela o grande amor pela cidade querida”, observou o prefeito, segurando a réplica da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, padroeira da cidade, usada na encenação. “Que ela proteja esta Casa e a cidade sob seu manto”, completou.

O objetivo original do Auto de Fundação de Curitiba é contar a cerca de 2 mil estudantes da rede municipal de ensino, de forma lúdica, sobre o começo da história da cidade, em 1693. Para isso, está sendo levado às dez regionais administrativas da cidade. Já houve duas apresentações – no Pinheirinho e na Matriz – e a próxima está marcada para esta quinta-feira (28/3), às 15h, na Rua da Cidadania do Cajuru.

Falando em nome dos vereadores, Julieta Reis destacou a oportunidade pedagógica do Auto de Fundação de Curitiba. “É conhecendo a história que se pode projetar o futuro”, disse, cumprimentando o elenco que dá vida aos fundadores da cidade e os índios, seus primeiros habitantes.