Os desafios de envelhecer no século XXI são debatidos durante a 6ª Conferência da Pessoa Idosa

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Assistência Social promoveu no teatro da Regional Maracanã, neste dia 29, este debate durante a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Colombo.

“Estes momentos de cidadania, de reflexão e de debate são para que juntos possamos dotar a cidade com todas as políticas públicas necessárias para a pessoa idosa”, destacou a Prefeita Beti Pavin enfatizando que “torço para que o Estado Brasileiro trabalhe rápido para atender as crianças, que são a base de tudo para que sejamos respeitados na melhor idade”.

Para o vice-prefeito, Sergio Pinheiro, esta e outras iniciativas da Prefeitura demonstram a preocupação com a pessoa idosa. “Estamos sempre atentos às questões dos idosos, pois foram estas pessoas que ajudaram a desenvolver o nosso município, e por isso nos empenhamos ao máximo para atender as demandas e necessidades para que as mais importantes ações venham a beneficiar a todos”, disse.

Durante o evento aconteceu a apresentação musical dos idosos do Centro de Convivência Vó Joana e a leitura feita pela senhora Maria Endalécia Félix, do Centro de Convivência Lírio do Vale com posterior aprovação do regimento interno da Conferência.

Ainda como parte integrante do evento, aconteceu a palestra com a secretária de Assistência Social, professora e pedagoga, Maria da Silva Souza que é facilitadora da Pastoral da Pessoa Idosa, na Arquidiocese de Curitiba e especialista em Gestão Pública.

Grupos de Trabalho

Esta 6ª Conferência contou com cinco grupos de trabalho que debateram e apresentaram propostas para as seguintes questões: Eixo 01 – Direitos Fundamentais na Construção / Efetivação das Políticas Públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência.

Eixo 2

Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. Eixo 03 – Educação: assegurando direitos e emancipação humana. Eixo 04 – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, e o Eixo 05 – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas.

A Conferência

A Conferência Municipal dos Direitos do Idoso tem por objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas, e propor novas iniciativas para a implementação da política e do plano municipal de direitos da pessoa idosa.

As conferências são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e também a acessibilidade.

A principal característica das conferências é reunir representantes das esferas de governo e da sociedade civil, especialmente os idosos, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a política de direitos humanos da pessoa idosa.

Delegados eleitos

Para completar foi realizada a eleição dos delegados para a 7ª Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, prevista para acontecer em agosto de 2019. As quatro vagas para o município são: Governamental – titulares: Maria da Silva Souza e Maria Helena Mendes; suplentes: Mariza Valéria e Terezinha Trevisan; Não Governamental – titulares: Adélia Galvão da Silva e Lilian Gomes; suplentes: Carmen Luci Oliveira e Maria Endalécia Félix.

Presenças

Também estavam presentes a promotora da 6ª Promotoria do Ministério Público, Ana Karina Abrão Gama Monteiro, representando os idosos atendidos pela Prefeitura, senhor Sebastião Crispim, representando a sociedade civil organizada da Pastoral da Pessoa Idosa, Adélia Galvão da Silva, os secretários de Comunicação Social, Waldirlei Bueno, de Saúde, Antoninho Barth, de Meio Ambiente, Evandro Busato, o superintendente da Regional Osasco, Fabio Schueller, o presidente da autarquia Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro, os vereadores Edson Baggio, Pastor Jerçon, Issa Paixão, Sidinei Campos e Gilgera.