Paratletas de Paraná, Santa Catarina e São Paulo vão disputar a Copa Curitiba
O Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, vai receber a Copa Curitiba Paradesportiva neste fim de semana. A competição, organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), vai reunir paratletas de cidades de Santa Catarina, São Paulo, Curitiba e região metropolitana.
A estimativa é que os jogos envolvam 400 pessoas na sexta-feira (26/4), no sábado (27/4) e no domingo (28/4), entre paratletas, técnicos, familiares e público, que poderá acompanhar as partidas gratuitamente. A Copa Curitiba Paradesportiva terá as seguintes modalidades: bocha paralímpica, esgrima em cadeira de rodas, natação paralímpica, basquete em cadeira de rodas, FUT5 (futebol de cinco para cegos) e tênis em cadeira de rodas. A abertura oficial do evento será feita no sábado (27/4), às 18h, no ginásio da Praça Oswaldo Cruz.
Somente o tênis em cadeira de rodas não será disputado na Praça Oswaldo Cruz. Os jogos serão na academia DM Tênis, no bairro São Braz.
Programação
A Copa Curitiba Paradesportiva começa com as partidas de bocha paralímpica, às 9h, desta sexta-feira (26/4). As pistas serão montadas no ginásio da Oswaldo Cruz. Os jogos seguem até as 17h.
Os jogos do tênis em cadeira de rodas começam às 11h de sexta-feira na DM Tênis.
No sábado, além da bocha pela manhã, serão disputadas as provas de natação paralímpica e a esgrima em cadeira de rodas, das 13h às 17h, na Oswaldo Cruz. Os jogos do tênis em cadeira de rodas serão disputados a partir das 8h de sábado na DM Tênis.
Às 19h de sábado será disputada a partida de FUT5 entre a equipe de Curitiba contra o time de São Paulo.
A competição termina no domingo (28/4) com os jogos de basquete em cadeira de rodas das 8h às 18h, no ginásio da Oswaldo Cruz.
Segundo o coordenador da Copa Curitiba Paradesportiva, Maurício Laurindo Broca, os jogos de basquete em cadeira de rodas e esgrima em cadeira de rodas serão inclusivos. Paratletas vão enfrentar alguns atletas que também usarão cadeiras de rodas.
“A nossa intenção é sempre aumentar o número de participantes e de modalidades na Copa Curitiba Paradesportiva. Ano passado foram apenas três modalidades, neste ano teremos cinco”, explicou Broca.
A competição também serve de preparação para os paratletas curitibanos que irão disputar os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) em junho. No ano passado Curitiba conquistou o heptacampeonato dos Parajaps, principal evento paradesportivo do Estado.