Fala Curitiba ouve Uberaba, Fazendinha e Novo Mundo nesta quinta

O programa de consultas públicas Fala Curitiba está ouvindo a população para definir as propostas para o orçamento da cidade em 2020. A série de reuniões passou pelos bairros Hauer, Boa Vista, São Lourenço, Novo Mundo, São João, Vista Alegre, Cascatinha, CIC (Caiuá), Alto da XV, Cristo Rei, Jardim Botânico e Portão nesta terça-feira (7/05).

Nesta quinta (9/5) será a vez dos bairros Uberaba, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Padre Júlio Saavedra, 170); Novo Mundo, no Colégio Estadual Yvone Pimentel (Rua Sebastião Malucelli, 1.312); e Fazendinha, na Paróquia Santa Amélia (Rua José Teixeira de Mello, 47). Os encontros começam sempre às 19h e terminam às 21h. Nas reuniões são recebidas e debatidas em grupos temáticos as demandas prioritárias de cada cidadão.

Até junho serão 59 reuniões englobando os 75 bairros da cidade. Quem não consegue ir às reuniões pode participar pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br.

Regularização fundiária e trânsito

A reunião conjunta dos moradores do bairros Cascatinha, São João e Vista Alegre realizada nesta terça-feira (7/5), na Paróquia Santa Margarida, debateu prioridades da população para a região, com destaque para as áreas de habitação e trânsito.

Na área de habitação, o pedido principal foi a aceleração do processo de regularização fundiária de locais como a Vila Hakim, no bairro São João. “Queremos só a regularização, o papel passado aqui da Vila Hakim, viemos pedir isso na reunião passada e agora”, disse Sidnei Ayres Fontes, morador da vila há sete anos.

Sobre o tema circulação e trânsito, os principais pedidos foram de sinalização, de instalação de redutores de velocidade e solução para o congestionamento nos horários de entrada e saída de um colégio particular instalado na Rua José Valle, que impacta as principais vias da região.

Participaram os vereadores Mauro Ignácio, Maria Manfron, Oscalino do Povo, Ezequias Moreira, Geovane Fernandes e Herivelto Oliveira.

Sistema

Na tarde desta quarta-feira (8/5) os articuladores das administrações regionais tiveram novo treinamento sobre o sistema do Fala Curitiba. Todas as participações feitas pelo portal ou presencialmente nas reuniões estão cadastradas nesse sistema e podem ser acessadas pelas administrações regionais.