Curitibanos estão na final de concurso do Domingão do Faustão
Dois ex-alunos e uma ex-estagiária de inclusão da rede municipal de ensino estão entre os 13 integrantes do grupo curitibano de dança contemporânea Sashas, que no próximo domingo (9/6) disputará a etapa final do quadro Dança de Grupo, do programa Domingão do Faustão, da Globo.
Além de mostrar o quanto são bons nos diferentes ritmos a que são desafiados a dançar, eles precisam dos votos do público para serem proclamados os melhores da disputa e ganharem o prêmio de R$ 100 mil.
Para isso, vai contar muito a audiência e o voto dos curitibanos – em especial de locais como a Escola Municipal Graciliano Ramos, no Fazendinha, onde estudaram Flávia Massali e Lucas Brandolim, ou a Escola Municipal Pilarzinho, no bairro de mesmo nome, onde estagiou a psicóloga Brenda Machado, alguns dos integrantes selecionados pelo coreógrafo Jô Cardoso para a disputa.
“Para participar é bem simples. Basta se cadastrar no site do GShow, na hora da apresentação, e votar na gente. Para facilitar, o cadastro deve ser feito antes”, convida Jô, que também é o diretor da companhia. O grupo deve entrar em cena às 18h.
Tudo ou nada
Com apenas quatro anos de existência, a companhia de dança urbana e contemporânea e de jazz dance derrotou cerca de 70 concorrentes na fase de pré-seleção. O grupo já era conhecido do público curitibano antes de fazer sucesso na TV. Seus integrantes já se apresentaram, por exemplo, no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.
No próximo domingo, de volta ao programa dominical, vão enfrentar outros três finalistas – dois de São Paulo (Kahal e Cybernéticos) e um do Rio de Janeiro (Imperadores da Dança). O carioca foi o único a alcançar pontuação superior à do Sashas.
“É um grande desafio que estamos vencendo aos poucos”, diz o coreógrafo, referindo-se ao fato de os bailarinos terem dançado, de surpresa e em sequência, balé clássico e funk. A surpresa é uma das regras do quadro, que também se caracteriza por uma pessoa famosa apadrinhar cada grupo. O padrinho dos curitibanos é o ator Érico Brás que, como os demais colegas, dançará com os afilhados na grande final.
Até lá, o grupo tem jornada tripla. Os ensaios diários começam às 22h e não têm prazo para terminar. “É que, além de ensaiar a coreografia, todo mundo trabalha ou estuda e precisa se reunir no horário possível para o grupo”, explica Jô. Além de bailarinos profissionais, entre os participantes do Sashas há profissionais como maquiador e estudantes de áreas diferentes da dança, como um de Veterinária e outros de Educação Física.