Fórum Ambiental integra profissionais da educação da Grande Curitiba

O III Fórum Curitibano de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino e II Encontro Intermunicipal de Educação Ambiental, reúnem durante toda esta quinta-feira (6/7), 270 profissionais da educação, entre chefes de núcleo, articuladores pedagógicos, diretores, pedagogos e professores da capital e de municípios da região metropolitana.

São destaques no evento, a exposição de práticas com temas socioambientais desenvolvidos nas unidades da rede municipal, palestras e debates sobre reciclagem, consciência ambiental, qualidade de vida e vermicompostagem.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o foco está numa nova visão de sustentabilidade, movida pela consciência e pela autonomia dos cidadãos. “Educação ambiental não se resume a manter uma horta ou pomar, ou os animais. É olhar para nossas atitudes, nosso excesso de consumo, e ver quanto lixo podemos deixar de gerar, por exemplo”, disse Maria Sílvia.

Curitiba completa neste ano 50 anos de ações em educação ambiental. "São bodas de ouro. Este evento é um marco, a visão intersetorial característica desta gestão mostra o quanto o trabalho multidisplinar, envolvendo participantes de vários setores, tem sua força”, completou a secretária.

A educação desenvolve diversas ações na área em parceria com outras secretarias municipais, como o programa Agricultura Urbana (com a Secretaria do Abastecimento), programas Amigo dos Rios, Olho D’água e Bosque-Escola (com a pasta do Meio Ambiente), e os Jardins de Mel, que têm como objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de 90% das plantas brasileiras. Um dos exemplos nesse caso é a Escola Municipal Pró-Morar Barigui, na CIC, que recebeu recentemente uma caixinha para abrigar as abelhas. O trabalho foi apresentado durante a inauguração do Farol do Saber e Inovação Joaquim Nabuco, na última terça-feira (05/06).

O palestrante Valdir Nogueira, doutor em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), destacou a importância da escola no contexto da educação ambiental. “Os direcionamentos e diretrizes curriculares são fundamentais”, disse.

 Presenças

Também participaram o reitor da Faculdade Uninter, Benhur Gaio; os superintendentes da Secretaria da Educação Elisângela Mantagute (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo); a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; além dos representantes da Secretaria Municipal do Abastecimento, José Carlos Koneski; e da Secretaria do Meio Ambiente, Leila Zen, além de administradores das regionais.