Mulheres dentro de Campo
Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 está sendo realizada na França, que começou no dia 7 de junho. O Brasil estreou a competição se destacando no jogo contra a Jamaica por 3 a 0. s meninas estão no grupo C (Brasil, Itália, Austrália e Jamaica) e seguem na liderança.
Com uma grande estreia, os Estados Unidos fez a maior goleada de todos as Copas, ganhou de 13 a 0 da Tailândia. A segunda maior goleada foi da Alemanha por 11 a 0 da Argentina, em 2007. Os principais times favoritos para essa Copa são Estados Unidos, Alemanha, Japão, França e Inglaterra.
A primeira versão mundial de futebol feminino foi realizada em 1970 na Itália. A disputa teve participação de sete países (Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, México, Itália, Áustria e Suíça), a qual foi vencida pela Dinamarca e o campeonato recebeu o nome do patrocinador, Martini Rosso Cup.
A Copa do Mundo oficializada pela Fifa começou em 1930, mas as mulheres só entraram em campo em 1991 na China, com participação de 12 seleções (Nigéria, China, Taiwan, Japão, Brasil, Nova Zelândia, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Suécia e Estados Unidos), que foi vencida pelos EUA.
O mundial em 1999 foi disputado nos Estados Unidos, a qual 16 seleções participaram e somente o Brasil representou a América do Sul. O futebol brasileiro estreio muito bem nesse campeonato, logo no primeiro jogo foi goleada de 7 a 1 sobre o México. Porém nas semifinais, Brasil perdeu de 2 a 0 para os donos da casa (EUA), o qual o colocou para disputar o terceiro lugar com a Noruega e vencendo nos pênaltis. Mas quem ficou com o título foram as americanas.
A jogadora Sissi foi a primeira brasileira artilheira em uma Copa do Mundo com sete gols. Ela ainda levou a Bola de Prata, como a segunda melhor jogadora do Mundial.
Em 2003 a Copa voltou para o solo norte-americano foi disputada por 16 seleções, a qual Brasil e Argentina representaram a América do Sul. Sob o comando de Paulo Gonçalves, novas estrelas para o time foram descobertas: Marta, Cristiane, Rosana se juntavam a nomes remanescentes com a Formiga, Andreia, Maycon e Kátia Cilene em um grande elenco. A eliminação veio nas quartas de final, contra a seleção sueca, que venceu por 2 a 1. O título ficou para a Alemanha.
Em 2007 a Copa foi na China, novamente 16 seleções e somente Brasil e Argentina estariam representando a América do Sul. A seleção foi comandada por Jorge Barcellos. Marta, nesse ano, fez o gol julgados por muitos, o mais bonito das Copas, e também foi considerada a melhor jogadora da disputa.
Em 2011 a Copa foi na Alemanha, nesse ano, o Brasil recebeu a companhia da Colômbia como representantes da América do Sul. A Seleção Brasileira foi comandada por Jorge Barcellos. Japão foi campeão.
Em 2015 a Copa foi no Canadá e dessa vez com 24 equipes, entre elas representou a América do sul, o Brasil, a Colômbia e o Equador. Esse ano quem estreou como técnico da seleção foi o Vadão. Brasil perdeu nas oitavas de finais pela Austrália, e pela terceira vez as meninas dos Estados Unidos ficaram com o título.
Futebol das brasileiras
As brasileiras sofreram preconceitos quando o assunto era os gramados. No governo Getúlio Vargas, o futebol feminino foi proibido, mas em 1979 a lei foi revogada. Após a luta das mulheres pelos direitos dentro do campo, elas ainda sofrem preconceitos. A prática pelo esporte continua a ser pouco valorizada.
A atacante brasileira Marta Vieira da Silva recebeu seis vezes o título como a melhor jogadora do mundo, ela ganhou em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2018. Além disso ela é a maior artilheira do futebol brasileiro ultrapassando a margem dos 100 gols e ganhando do maior craque do futebol masculino, o Pelé, que concluiu com 95 gols.
Formiga, aos 41 anos, está em sua sétima Copa do Mundo, batendo recorde de todos os jogadores. Cristiane em 2012 tornou-se a maior artilheira do futebol feminino da história dos Jogos Olímpicos e em 2016 também.
O Brasil joga nesta quinta-feira (13) contra a Espanha, às 13h. Marta já está treinando novamente, após sua lesão muscular na coxa esquerda, a torcida é grande para que ela volte ao gramado e faça aquilo que ela sabe fazer de melhor, jogar bola com raça. O brasileiro deseja que as meninas façam uma ótima partida representando o futebol do país, e que a seleção feminina tenha mais visibilidade e se destaque cada vez.