De férias, crianças aproveitaram as atividades promovidas pela Biblioteca Pública de Pinhais
A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, por meio da Biblioteca Pública de Pinhais, promoveu no último sábado (20), as "Férias na Biblioteca". A ação aconteceu no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e contou com a presença de crianças de 7 a 12 anos que participaram de uma programação repleta de atividades.
A iniciativa teve início às 16h e foi realizada até ás 22h, com a presença de 32 crianças que assistiram à contação de histórias, participaram da roda de leitura, escreveram nas oficinas literárias, ganharam lanche e jogaram RPG (sigla em inglês da expressão "Role Playing Game", que define um estilo de jogo em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas). Os jogos tiveram a contribuição dos voluntários: Luiz Karan, Emily Engel e Juan Kaminski, que orientaram as crianças no Role-playing game (RPG) e nos "Board Games (jogos de tabuleiro).
A bibliotecária, Elaine Biss, uma das responsáveis pela ação, diz que a iniciativa procurou desenvolver uma opção diferenciada aos jovens neste período de férias de julho. "A nossa ideia é que todos aproveitem este sábado. As crianças tiveram por algumas horas várias atividades e os pais tiveram tempo livre e puderam acompanhar tudo que foi feito através do grupo do Whatsapp que criamos, onde informamos cada ação e enviamos as fotos das atividades desenvolvidas", contou Elaine.
A moradora do bairro Emiliano Perneta, Viviane Souza, trouxe a sua filha Paola, de 9 anos, para participar e avaliou como uma opção diferenciada. "A gente ficou sabendo e inscrevi a minha filha. Ela estava contando os dias para vir. Eu achei a iniciativa muito interessante e fiquei impressionada com a quantidade de crianças participantes. Além de ser uma ação diferenciada, o que achei bem interessante, é que trabalha com a cultura, incentivando a leitura e a possibilidade de fazer novas amizades. Sem dúvida é melhor estar aqui do que deixar a criança em um sábado de sol, em casa, mexendo no celular ou assistindo televisão" afirmou Viviane.
As "Férias na Biblioteca" duraram 6 horas, um tempo que segundo a organização, valeu a pena. "A nossa avaliação é extremamente positiva. Tínhamos previsto um número de participantes, mas ele foi superado. Essa ação, além de ser uma atividade de férias, recreação, de diversão, tem um cunho cultural e literário. Tanto a oficina de criação, quanto os jogos, tem essa preocupação de inserir uma história, sempre com cunho cultural, literário e de incentivo aos livros e a leitura" frisou a bibliotecária.