Curitiba terá 17 atletas e paratletas nos Jogos Pan-Americanos e Parapan
Atletas e paratletas que vão defender Curitiba nos Jogos Pan-Americanos e nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, no Peru, foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca, no Salão Brasil da Prefeitura, nesta quinta-feira (25/7). A cidade será representada por 17 atletas e paratletas, além de dois técnicos, nas competições internacionais. Todos têm o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.
Na tarde desta quinta, o prefeito recebeu sete atletas e um técnico que estão embarcando para o Peru. O restante da delegação já viajou ou está treinando em cidades próximas das competições.
“Vão e vençam. Vocês já são vencedores porque chegaram para disputar o Pan e o Parapan-Americanos. Estimamos que vocês peguem a energia do Palácio de 29 Março e tenham bons resultados em Lima”, disse o prefeito Rafael Greca.
Os XVIII Jogos Pan-Americanos começam a ser disputados em Lima, nesta sexta-feira (26/7) e seguem até o dia 11 de agosto. E os VI Jogos Parapan-Americanos serão disputados na sequência, de 23 de agosto a 1º de setembro.
Estiveram com o prefeito os atletas Alexandre Pereira de Camargo, 20 anos, da esgrima; Amanda Netto Simeão, 25, da esgrima; Barbara de Kassia Godoy Domingos, 19, da ginástica rítmica; Anderson Rodrigues dos Santos, 35, do vôlei sentado paralímpico; Daniel Jorge da Silva, 37, do vôlei sentado paralímpico; Rodrigo Ferla Martins, 38, técnico de para-taekwondo; Maria Luiza Pereira Passos, 67, atleta de tênis de mesa paralímpico; e Sérgio Adriano Vida, 53, atleta de tiro paralímpico.
Lei de Incentivo
Em 2019 a Prefeitura está apoiando 6,6 mil atletas e paratletas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ao todo são 407 projetos beneficiados. O investimento total do município é de R$ 3,4 milhões para esportes convencionais e R$ 560 mil para o paradesporto.
O esgrimista Alexandre Pereira de Camargo explicou que o nível dos atletas será bem alto no Pan-Americano, bem parecido com o encontrado em Olímpiadas.
“Sem o apoio da Prefeitura de Curitiba seria bem difícil chegar numa competição desse porte”, disse Camargo, que vai disputar a esgrima na modalidade espada por equipes.
Delegação
A delegação completa de Curitiba para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos é formada por: Patrick Faustino e Pedro Henrique da Costa (canoagem); Amanda Netto Simeão, Athos Marangon Schwantes e Alexandre Pereira de Camargo (esgrima); Carolyne Mercer Pedro e Thais Fidelis dos Santos (ginástica artística); Barbara de Kassia Godoy Domingos (ginástica rítmica); Fernanda de Goeij (natação); Isabela de Abreu (pentatlo moderno); Rafaela Zanellato (rugby); Vitor Gonçalves Tavares (parabadminton); Tisbe de Souza Andrade Silva (Paranatação); Maria Luiza Pereira Passos (paratênis de mesa); Daniel Jorge da Silva e Anderson Rodrigues dos Santos (voleibol sentado); Sergio Adriano Vida (paratiro Esportivo).
Dois técnicos também compõem a delegação: Iryna Yashenko (ginástica artística); Rodrigo Ferla (parataekwondo).
Também acompanharam a reunião com os atletas e paratletas o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, o diretor de Incentivo ao Esporte, Thiago Soares, o gestor público da Superintendência da Smelj, Hideo Garcia, o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, e os vereadores Mauro Bobato e Pier Petruzziello.