Ginastas curitibanas trazem ouro, prata e dois bronzes para o Brasil
As ginastas curitibanas Camila Rossi e Bárbara Domingos ajudaram o Brasil a conquistar uma medalha de ouro, uma prata e dois bronzes na Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru. Camila e Bárbara recebem apoio da Prefeitura de Curitiba por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
As últimas medalhas foram conquistadas nesta segunda-feira (5). Camila Rossi integrou o quinteto do Conjunto Brasileiro de Ginástica Rítmica. A equipe levou a medalha de ouro na prova do aparelho 3 arcos e 2 pares de maça.
Com a música Akasha, do DJ Vegas, as brasileiras alcançaram 24.250 pontos, ficando à frente do México (23.050) e de Cuba (22.200). O quinteto brasileiro foi formado, além da curitibana Camila Rossi, pelas ginastas Beatriz Silva (SC), Deborah Medrado (ES), Nicole Pircio (SP) e Vitória Guerra (RS).
No sábado (3), a equipe brasileira ganhou a medalha de bronze no geral do conjunto, com 43.350 na pontuação total. México (48.375 pontos) ficou com o ouro e os Estados Unidos (45.975) com a prata.
O conjunto brasileiro voltou a subir ao pódio no domingo (4) ao conquistar mais um bronze, desta vez na prova das 5 bolas. O Brasil teve 22.500 pontos, o México terminou com o ouro (24.400) e o Estados Unidos com a prata (24.100).
Medalha inédita
Também nesta segunda-feira (5), a curitibana Bárbara Domingos conquistou a medalha de prata na prova da fita. Essa foi a primeira medalha do Brasil na fita em Jogos Pan-Americanos.
Bárbara alcançou 17.450 pontos, atrás apenas da americana Evita Griskenas, com 17.950 pontos. A mexicana Karla Diaz terminou com o bronze, com 16.200 pontos.
Essa foi a primeira participação de Bárbara Domingos nos Jogos Pan-Americanos. Ela terminou em quarto lugar no individual geral, com 67.150 pontos, mesmo escore da terceira colocada, a também brasileira Natália Gaudio. O critério de desempate foi a maior nota de execução.
Bárbara ficou na quarta colocação na prova individual do aparelho bola, e quinto no arco e nas maças.
Incentivo ao Esporte
Camila Rossi e Bárbara Domingos treinam no Clube AGIR Ginástica Rítmica, no bairro Tarumã, e são apoiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, coordenado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
A Prefeitura de Curitiba está apoiando 6,6 mil atletas e paratletas em 2019 por meio do programa. São 470 projetos beneficiados neste ano. O investimento do município é de R$ 4 milhões para esportes convencionais e paradesporto em 2019.