Atletas apoiados pela Prefeitura ajudam o Brasil a bater recorde de medalhas
Os atletas curitibanos apoiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura, ajudaram o Brasil a conquistar um recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, que terminaram neste domingo (11), em Lima, no Peru.
O Brasil ganhou 171 medalhas – 55 de ouro – e terminou na vice-liderança, atrás apenas dos Estados Unidos, com 293 medalhas – 120 ouros.
Os atletas que treinam em Curitiba e são beneficiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura conquistaram oito medalhas, sendo um ouro, duas pratas e cinco bronzes.
“As medalhas e os pódios mostram que apoiar o esporte traz bons resultados. A Prefeitura de Curitiba incentiva a prática esportiva desde a iniciação, no contraturno escolar, até o alto-rendimento”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.
Medalhas curitibanas
As últimas medalhas conquistadas por atletas curitibanos que são incentivados pela Prefeitura foram na esgrima por equipes no masculino e na natação por equipes feminino.
Alexandre Pereira de Camargo estava no time brasileiro que conquistou a prata no florete da esgrima. Fernanda de Goeij ganhou o bronze com a equipe brasileira no revezamento feminino 4x100m medley.
Ginástica rítmica
Na ginástica rítmica as atletas Camila Rossi e Bárbara Domingos brilharam. Camila ganhou a medalha de ouro com o quinteto do Conjunto Brasileiro, na prova do aparelho 3 arcos e 2 pares de maça.
A mesma equipe ganhou duas medalhas de bronze – uma no geral do conjunto e outra na prova das 5 bolas.
A ginasta curitibana Bárbara Domingos também fez história ao conquistar uma medalha de prata na prova da fita. Foi a primeira medalha no Brasil nesta prova em jogos Pan-Americanos.
Ginástica artística
O nome de Curitiba também subiu no pódio na ginástica artística. Carolyne Pedro e Thais Fidelis dos Santos ganharam a medalha de bronze por equipes com a Seleção Feminina de Ginástica Artística.
A técnica Iryna Yashenko também foi medalhista com a equipe brasileira.
Pentatlo
A dupla formada pela curitibana Isabela Antonietto de Abreu e a pernambucana Priscila Oliveira conquistou a medalha de bronze na prova de revezamento feminino do pentatlo moderno. Essa também foi uma conquista inédita para o Brasil.
Fizeram parte do Time Brasil ainda os atletas incentivados Amanda Simeão, na esgrima, Rafaela Zanellato, do Curitiba Rugby Clube, no rugby 7, e Patrick Faustino e Pedro Henrique, do Clube de Regatas Curitiba, na canoagem.
Incentivo ao Esporte
A Prefeitura de Curitiba está apoiando 6,6 mil atletas e paratletas em 2019 por meio do Programa de Incentivo ao Esporte. São 470 projetos beneficiados neste ano.
O investimento do município é de R$ 4 milhões para esportes convencionais e paradesporto em 2019.