Jovem consegue emprego com ajuda de serviço oferecido pela Prefeitura
O estudante de Administração de Empresas Mattheus Amaro de Araujo, 23 anos, conseguiu uma vaga para trabalhar em uma universidade privada com apoio de um serviço oferecido pela Prefeitura de Curitiba. O rapaz tem visão monocular (enxerga somente com um dos olhos) e foi até o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura para fazer um laudo trabalhista, oferecido gratuitamente à população com deficiência bimestralmente.
“Quando fui fazer o laudo, conheci o setor de empregabilidade. A responsável me falou que haveria uma entrevista para emprego na semana seguinte e eu fui”, disse Mattheus. Após a entrevista e análise de currículo, ele foi encaminhado para contratação.
Mattheus tem visão monocular devido a uma doença genética que descobriu somente aos 18 anos. Esta é a segunda vez que ele é contratado pelo programa de cotas.
Jéssica Almeida, analista do setor em que o rapaz trabalha na universidade, está feliz com o novo colega. “Ele é muito comprometido e responsável. Demonstra bastante interesse pela função e tem grande facilidade em aprender.”
Indicações
Pryscilla Teixeira, responsável pela empregabilidade do Departamento PcD, explica como funciona o setor. “Nosso trabalho consiste em divulgar as vagas para pessoas com deficiência oferecidas pelas empresas, que muitas vezes têm dificuldade em atingir o público alvo. Também temos um banco de currículos que facilita a indicação”, disse ela.
O serviço oportuniza a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Nossas ações vão muito além do cumprimento de cotas, o que buscamos é que as pessoas de fato sejam incluídas em funções para as quais se prepararam", afirmou Pryscilla. "As empresas precisam entender que a acessibilidade é um direito de todos. Com igualdade de condições, as pessoas com deficiência poderão mostrar seu potencial. Não queremos regalias, mas sim, oportunidades.”