Especialista fala sobre dependência química para beneficiários do ICS

Participantes do programa Boa Vida, do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), e funcionários do plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba assistiram, na tarde desta quinta-feira (10/10), a uma palestra sobre dependência química. 

A conversa, no auditório do ICS, foi conduzida pelo palestrante de prevenção contra drogas do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, José Augusto Soavinski.

A atividade inserida na programação do Boa Vida também marcou o Dia Mundial da Saúde Mental. O programa desenvolve atividades quinzenais para os beneficiários do plano a partir dos 60 anos.

“Os avós têm um papel importante na família. Muitas vezes são os avós que percebem os sinais quando um adolescente começa a se envolver com drogas”, destacou Soavinski, que estuda e fala do tema há 25 anos. Ele também participa da Pastoral da Sobriedade.

Ao grupo, ele contou que viveu os desafios de lidar com a dependência no ambiente familiar. “Para cada dependente químico existem cinco codependentes, que não usam drogas, mas são afetados pelo problema”, declarou. Segundo ele, no Brasil, há 25 milhões de dependentes e mais 100 milhões de codependentes.

Soavinski recomenda que o tema da dependência química seja conversado em casa. “As famílias devem se informar para então conversar sobre o assunto em casa. Outra coisa importante: que os pais não se culpem”, defende.

Durante a palestra, ele ressaltou a importância da vida. E destacou as formas de prevenção, o tratamento e a importância de buscar apoio e ajuda nas instituições especializadas no tema.