Sábado tem vacinação de crianças em 12 postos de saúde

Sábado (19/10) é o Dia D da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019. Em Curitiba, 12 unidades de saúde (lista abaixo) estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação do público-alvo prioritário desta etapa: crianças de 6 meses a menores de 5 anos.  

De acordo com a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, a campanha é “seletiva”, ou seja, a vacinação é direcionada àqueles que fazem parte do público-alvo e que não tenham sido vacinados anteriormente ou que não estejam com a situação vacinal em dia, conforme o calendário nacional de vacinação.

Este calendário prevê que crianças devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. Além disso, desde o dia 22 de agosto, o Ministério da Saúde também recomendou uma dose extra para bebês entre 6 a 11 meses. Essa dose promove imunidade temporária, sendo necessário, após um ano, realizar as vacinas previstas no calendário de rotina da criança.

Cobertura no município

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira, nesta primeira etapa da campanha o foco maior do município é a vacinação dos bebês de 6 a 11 meses, uma vez que a recomendação de vacina para crianças nesta faixa etária é recente pelo Ministério da Saúde. Por outro lado, a cobertura para as crianças maiores já é bastante alta em Curitiba.

Para as crianças de 1 ano de idade a cobertura é de 101,7% em relação à primeira dose e de 93,6% em relação à segunda dose, segundo dados coletados até o final de setembro. Nos dez anos anteriores, a cobertura ficou entre 93% e 100,4%.

Além do dia D que acontece neste sábado, os pais ainda poderão imunizar os filhos até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, em 110 unidades de saúde do município.

Vacinação

Até 14 de outubro deste ano, foram aplicadas em Curitiba 166.176 doses de vacina contra o sarampo – 68% a mais que em todo ano de 2018 e 2,5 vezes a mais que as doses realizadas em 2017.

A vacina é contraindicada para menores de 6 meses, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com histórico de reação alérgica grave, após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. Recomenda-se também um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres que desejam engravidar.

Segunda etapa

Na segunda etapa da campanha, de 18 a 30 de novembro, o público-alvo será jovens adultos entre 20 a 29 anos. De acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após um ano de idade.

Dia D da vacinação contra sarampo

Unidades que abrem neste sábado (19/10), das 8h às 17h, para vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)
Unidade de Saúde Sambaqui (Rua Roberto Dala Barba, 44, Sítio Cercado)

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Barreirinha (Rua Santa Gemma Galgani, 353, Barreirinha)
Unidade de Saúde Bairro Alto (Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314, Bairro Alto)

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas)

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (Rua Pedro Gusso, 3749, CIC)

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, s/nº, Praça Ouvidor Pardinho)

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Fanny Lindoia (Rua Condes dos Arcos, 295, Lindoia)

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Vila Guaíra (Rua São Paulo, s/nº, Vila Guaíra)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Campina do Siqueira (Rua Gal. Mario Tourinho, 1684, Campina do Siqueira)

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara.