Prefeitura e comunidade promovem recuperação do Rio Belém na Vila Torres
Equipes da Prefeitura de Curitiba e a comunidade da Vila Torres se uniram em torno de um objetivo comum nesta quarta-feira (6/11): a limpeza e revitalização do Rio Belém e do seu entorno, ao longo da Rua Josefina Zanier, na região do Viaduto do Colorado.
Eram curitibinhas com mãos pintadas de verde plantando árvores e flores, equipes da Limpeza Pública fazendo catação de lixo no rio e nas margens, tudo ao som de motosserras dos servidores que faziam as roçadas. O trabalho faz parte do programa Amigo dos Rios e do projeto 100 Mil Árvores, duas iniciativas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Estamos também preparando a Vila Torres para o verão e suas chuvas intensas”, destacou o prefeito Rafael Greca no lançamento das atividades, que aconteceram durante toda a manhã.
Greca lembrou que o lixo, além de trazer vetores de doenças e prejudicar as crianças da comunidade, pode causar cheias e danos mais sérios às casas das famílias que vivem por ali.
Aos 40 alunos do Centro de Educação Infantil Vicentino Santa Luiza, o prefeito solicitou que orientassem os adultos para que não joguem lixo no rio.
Depois de ouvir o prefeito, as crianças plantaram 20 mudas de árvores nativas – araçás e pitangas – ao longo do rio. E ajudaram a montar canteiros de flores no local.
Cada árvore plantada recebeu uma tag feita de banner reutilizado com o sobrenome da criança que fez o plantio.
“Assim eles podem vir visitar as árvores, ajudam a cuidar delas e do rio”, explicou o presidente da Associação de Moradores da Vila Torres, Valdemilson Osório de Campos, o Tanaca. “É muito importante esse trabalho conjunto da Prefeitura com os moradores”, completou.
As equipes do Departamento de Limpeza Pública também retiraram entulhos que os moradores foram orientados a deixar em frente às suas casas.
Esforço contínuo
A secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, destacou que este é apenas o começo do trabalho. “Vamos continuar com as ações de limpeza e roçada por toda a margem do rio dentro da comunidade e também com ações de orientação e sensibilização para o descarte correto dos resíduos”, comentou.
O Amigo dos Rios é um amplo programa que visa melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização e Educação Ambiental.
Reforço
A revitalização do espaço urbano ficou por conta do projeto social Revitaliza, que já vem trabalhando em algumas casas na Vila das Torres. Nesta quarta-feira, foram recompostos meios-fios, pintados os muros de casas e sobrados e plantados arbustos no talude do rio.
“É apenas com o envolvimento de todos que conseguimos causar impacto e a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, comemorou Maria Júlia Maciel, coordenadora do projeto.
Houve participação também de agentes da Secretaria Municipal da Saúde e a ação foi acompanhada pelo administrador da Regional Matriz, Dirceu de Mattos.