Alunos da Apae participam de aulas sobre orientação de trânsito
Cerca de 100 deficientes intelectuais, com idade entre 17 e 60 anos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Felicidade receberam orientações de trânsito, nesta quarta (20/11) e quinta-feira (21/11).
Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas com agentes de trânsito e aprenderam a atravessar a rua com segurança em uma ação educativa que integra o projeto Trânsito Para Todos, da Escola Pública de Trânsito (EPTran).
Placas de sinalização, sinaleiro de papelão e até mesmo uma faixa de pedestres em formato de banner foram utilizados pelos profissionais para simular a rua onde os alunos iriam atravessar.
“Com os materiais que levamos, eles conseguem entender com mais facilidade o que foi passado na teoria. É sempre uma receptividade positiva por parte dos alunos, que gostam bastante de participar das atividades”, comenta o coordenador de projetos da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Caçan Jurê Cordeiro Silvânio.
Programa
A ação faz parte do programa Trânsito Para Todos, lançado na Semana Nacional do Trânsito (SNT), no mês de setembro. Com foco na empatia e na inclusão, as atividades integrantes são divididas em cinco vertentes: para pessoas com deficiência física, pessoas com deficiência intelectual, cegos, surdos e pessoas sem deficiência.
O Trânsito Para Todos tem parceria com instituições voltadas para estes públicos em específico como a Apae, o Instituto Paranaense de Cegos e a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. Numa fase inicial, os agentes da EPTran fizeram reuniões e palestras com representantes dessas entidades para sanar dúvidas e se preparar para o desenvolvimento do trabalho.